145 carros encontrados

VOLKSWAGEN SANTANA NOVOS E USADOS

Ofertas direto da fábrica!

Volkswagen Santana

História do modelo

Lançado no Brasil em 1984, o Santana era derivado do Passat alemão e seguia o mesmo design. Surgiu nas versões CS, CG e CD (da básica para a top, respectivamente) com motorização 1.8 a gasolina com 86 cv e a álcool com 94 cv. Em 1987 ocorreu a primeira estilização, passando a contar com nova grade dianteira e para-choques envolventes, além da opção de carroceria com quatro portas. A nomenclatura das versões mudou para CL, GL e GLS e o motor passou a ser o 2.0 de 112 cv.

Em 1991 a Volkswagen lançou a nova geração do modelo, com linhas mais modernas, trazidas do Passat vendido na Alemanha. As versões permaneceram até 1995, quando foi introduzida a injeção eletrônica nos motores 1.8 e 2.0. Para diferenciar das versões ainda carburadas, foi adotada a letra “i” no fim de cada versão, tornando-se CLi, GLi e GLSi. Em 1997, ao adotar injeção eletrônica multiponto, os motores ficaram mais potentes: 1.8 Mi com 99 cv e 2.0 Mi com 125 cv, e as versões mudaram para 1.8 Mi e 2000 Mi (de entrada), Evidence e Exclusiv.

Em 1999 o Santana recebeu um facelift, continuando com as mesmas versões. Em 2004 as versões Evidence e Exclusiv deram lugar às Sportline e Comfortline. Em 2006, o Santana passou a contar com a tecnologia bicombustível no motor 2.0 (Totalflex) e, em 2007 o modelo seria descontinuado na linha de produção da Volkswagen.
 

Concorrência e mercado

Entre os principais Concorrentes do Santana estavam os Chevrolet Monza e Vectra, os Ford Del Rey, Versailles e Mondeo, e o Fiat Tempra.
Foi um dos modelos mais desejados das décadas de 80 e 90, pois sempre teve uma vasta lista de equipamentos e era o representante da Volkswagen no segmento de veículos de luxo da época.
 
Algum item selecionado não retornou resultados.
Remova filtros como preço, ano e quilometragem para retornar um resultado válido.
Busque por marcas e modelos mais populares, e mais:
Marcas mais populares Modelos mais populares Cidades mais buscadas