Dia do Trabalho: cinco carros sem folga no feriado

Fizemos uma lista com modelos conhecidos e elogiados pela disposição na hora do batente, e que hoje estarão ralando

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Dia do Trabalho: cinco carros sem folga no feriado
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Hoje é dia 1º de maio, Dia do Trabalho. Então nada mais justo do que homenagear os carros que nunca deixam os trabalhadores na mão. Criamos uma lista com cinco modelos já vendidos no Brasil e que certamente merecem uma folguinha nesse feriado, mas que provavelmente não terão.

Kombi Reprodução F1
A Kombi teve muitas facetas, mas a versão picape é uma das mais vistas no trabalho. Olha o frete!
Crédito: Reprodução
toggle button

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Volkswagen Kombi

A Kombi foi um dos carros que, sem dúvidas, mais trabalhou no Brasil. Quem não se lembra da versão picape da "corujinha" ou das versões de quatro portas usadas como lotadas? Fora de linha desde 2013, a "Velha Senhora" teve diversos motores, mas em seus últimos anos vinha com o quatro cilindros 1.4 flex EA111, de 80 cv e 12,7 kgf.m. A transmissão era manual de quatro marchas. Ao todo, a Kombi vendeu mais de 1,5 milhão de unidades

A Fiat Strada é conhecida como a "formiguinha" das picapes compactas por suas capacidades
Crédito: Divulgação
toggle button

Fiat Strada

Quando o assunto é picape compacta, não tem jeito: a Fiat Strada é sempre o modelo mais lembrado. Especialmente quando pensamos no público que pega no batente. Lançado em 1998, o modelo é conhecido pela robustez, manutenção descomplicada e versatilidade. Nas últimas linhas, o modelo até ganhou versões com cabine dupla e câmbio automático. Tudo isso mantendo a boa capacidade de carga e a elogiada robustez.

O Toyota Etios é um dos sedãs elogiados pelos motoristas profissionais
Crédito: Divulgação
toggle button

Toyota Etios

Fora de linha desde 2021, o Toyota Etios Sedan sempre foi um modelo bastante elogiado pela robustez, espaço interno e também pela confiabilidade do seu conjunto mecânico. Talvez por isso as praças e as frotas de carros de aplicativo estejam cheia de unidades do três volumes. Na última linha vendida, o sedã da Toyota era oferecido em quatro versões, todas elas equipadas com o mesmo motor 1.5, de 107 cv e 14,7 kgf.m de torque. A transmissão podia ser manual de seis marchas ou automática do tipo CVT. O espaço interno exemplar vem do entre-eixos de 2,55 metros, enquanto o ótimo porta-malas acomoda 562 litros.

A Renault Master é um dos comerciais mais versáteis e procurados do mercado
Crédito: Divulgação
toggle button

Renault Master

O Renault Master continua sendo um dos modelos mais procurados quando o assunto é o batente. O utilitário serve para transportes de carga e de passageiros, ambulância e mais uma enorme variedade de aplicações. O Master começou a ser vendido em 2002 e recebeu sua segunda geração em 2012. Mesmo ano em que a Renault passou a usar no modelo o motor 2.3 16V turbodiesel, de 115 cv e 29,6 kgf.m de torque - oferecido até hoje. A diferença fica por conta de incrementos de potência e torque, que passaram para 136 cv e 36,7 kgf.m.

A Asia Towner foi usada no trabalho das mais variadas formas - de "carro do cachorro-quente" a transporte escolar
Crédito: Reprodução
toggle button

Asia Towner

Se houve um modelo que nasceu para trabalhar, foi a saudosa Asia Towner. Entre suas mais variadas facetas, a mais conhecida é a do "carro do cachorro-quente" ou "carro do dogão". É impressionante como o porta-malas da minivan acomodava bem as cozinhas desse tipo de microempreendimento urbano. Importada do Japão pela Asia Motors, a Towner foi um dos modelos que chegaram por aqui durante a abertura do mercado nacional para importados, no início dos anos 1990. As vendas da minivan começaram em 1993 e foram até 1999. O modelo era um dos mais baratos do país e tinha versões variadas, como a Truck (picape), a Panel Van (furgão fechado), a Glass Van (furgão com vidros laterais) e a Coach (sete lugares, muito usado no transporte coletivo).