Durante o Salão de Automóvel de Pequim, a O&J (Omoda & Jaecoo) confirmou os primeiros modelos da Jaecoo para o Brasil: o 7 e o 8, programados para chegar no último trimestre de 2024 e no primeiro de 2025, respectivamente.
O já confirmado Omoda 5, que será lançado até o final de setembro em duas versões híbridas leves e uma totalmente elétrica, marcará a entrada da dupla de empresas no país.
Ambas as marcas - que se apresentaram ao Brasil no final do ano passado - estão em expansão global. A Omoda quer alcançar 40 mercados até o fim deste ano; a Jaecoo fará sua estreia em 2025.
O plano da O&J para o mercado brasileiro é ambicioso e contempla o lançamento de oito a dez modelos - das duas marcas - até o final de 2026.
Enquanto a Omoda irá se concentrar em SUVs cupês de uso urbano, com apelo esportivo, a Jaecoo (pronuncia-se "Jêi-cu", separando bem as sílabas) tem um propósito de veículos de uso para o fora de estrada.
Os modelos da Jaecoo são maiores que o Omoda 5 (que tem o porte de um Jeep Compass) e serão vendidos em versões híbridas plug-in.
O Jaecoo 7 tem 4,50 metros de comprimento, 1,68 m de altura, 1,87 m de largura e 2,67 m de entre-eixos; já o Jaecoo 8 tem 4,82 m, 1,70 m, 1,93 m e 2,82 m, respectivamente.
O Omoda 5, vale lembrar, tem 4,40 metros de tamanho total, 1,59 m de altura, 1,83 m de largura e 2,63 m de entre-eixos.
Este chegará nos próximos meses em duas versões híbridas-leves (MHEV), a Luxury e a Prestige, e com uma opção 100% elétrica, denominada E5, no topo da gama.
"Os consumidores brasileiros que estão aderindo a veículos elétricos buscam uma diferenciação de marca. Por isso nossos produtos movidos à bateria receberão distintivo com a letra 'E' antecedendo o nome", explica Leandro Teixeira, head de Produtos da O&J Brasil.
Recentemente, o grupo Omoda | Jaecoo anunciou uma expansão significativa no número de lojas a serem inauguradas em 2024, de 40 para 50.
Os grupos parceiros serão designados em maio, com previsão de início das operações das concessionárias no terceiro trimestre.