SUV com 1.250 km de autonomia é cotado para Brasil

Lançado na China, o híbrido plug-in Omoda 7 tem muita tecnologia, promete bom desempenho e deverá chegar aqui em 2025

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Roberto Dutra
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Recentemente a Chery mostrou dois novos modelos para exportação. E ambos são bem diferentes dos outros modelos da marca. Um é o Omoda 7, um carro totalmente novo. O outro é uma versão para exportação do Exceed Exlantix ES com visual diferente do modelo vendido no mercado doméstico. Nosso interesse aqui é o Omoda 7, desde já cotadíssimo para ser vendido no mercado brasileiro. Antes dele, como já revelamos, virá o irmão menor Omoda 5, provavelmente já no próximo mês de agosto.

O Omoda 7 foi apresentado em um evento para representantes estrangeiros no quartel-general da Chery, em Wuhu, na província de Anhui. Vale lembrar que o nome "Omoda" nasceu para batizar um modelo, mas depois virou sub-marca de exportação da Chery - inclusive sendo posicionada como marca de luxo, acima da principal. Primeiro foi usado na Rússia, e depois em outros países da antiga União Soviética.

Omoda 7
Híbrido plug-in, o Omoda 7 é um SUV de luxo com muita tecnologia e que promete grande autonomia
Crédito: Reprodução
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O novo Omoda 7 segue o estilo do Omoda 5. O "7" é um PHEV - ou seja, um híbrido plug-in, ou automóvel que usa o motor a combustão para carregar o motor elétrico e cuja bateria também pode ser carregada por tomada externa.

Tem 4,62 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,67 m de altura, com entre-eixos de 2,70 m. OU seja, é um pouco maior que o Caoa Chery Tiggo 7. As rodas têm aros de 20 polegadas e a plataforma é uma versão esticada da usada no Omoda 5. Mais tecnológico, o Omoda 7 tem suspensões hidráulicas e freios com sistema "brake-by-wire" - ou seja, que não usam cabos, mas sensores e atuadores.

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Na frente, o Omoda 7 exibe uma grade curiosa, com pequenos hexágonos. As laterais dessa parte frontal são lisas, assim como o capô, que tem dois vincos. Lá junto ao capô, os faróis são fininhos, mas não há conjuntos óticos adicionais no para-choque como tem sido moda em nível mundial. O teto é "flutuante", característica dada pela pintura na cor preta, diferente do resto da carroceria.

Omoda 7 1
Tem 4,62 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,67 m de altura, com entre-eixos e 2,70 m
Crédito: Reprodução
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O interior do Omoda 7 não foi revelado, mas a Chery diz que é baseado no da linha Fulwin e que tem elementos do Omoda 5. Neste, a tela multimídia tem 15,6 polegadas, que pode deslizar do centro para ficar em frente ao passageiro que vai na frente. Aceita controles de gestos e voz. Segundo a Chery, volante e bancos são "gaming style" - ou seja, têm algo a ver com o controle do PlayStation 5 e com as cadeiras usadas por "gamers", mas com forração e, couro e nobuck.

Para completar, a Chery disse que conseguiu reduzir o nível de ruído na cabine em 90%, alcançando apenas 10 decibéis. E que isso permitirá que os usuários curtam o sistema de som Sony com um total de 16 alto-falantes - incluindo dois no encosto de cabeça do motorista apenas para reproduzir informações de navegação e chamadas telefônicas. Quer mais? O Omoda 7 também exala fragrâncias cheirosas a partir de um dispenser.

O outro modelo lançado pela Omoda foi uma versão para exportação do Exceed Exlantix ES
Crédito: Reprodução
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O motor do Omoda 7 é o híbrido chamado de Kunpeng, que une um bloco de quatro cilindros e 1.5 litro com injeção direta e turbo de geometria variável a um sistema elétrico - cujas especificações técnicas não foram reveladas. De toda forma, a marca divulgou a potência de 154 cv, o torque de 23 kgf.m, a autonomia de 95 quilômetros no modo 100% elétrico, um consumo médio de 20 km/l e a autonomia combinada de incríveis 1.250 quilômetros. Segundo a Chery, o motor a gasolina do Omoda 7 é, atualmente, o mais eficiente do mundo, com eficiência térmica de 44,5%.