O mercado automotivo brasileiro foi bem agitado em abril. Os números foram positivos no geral, mas alguns carros se destacaram com números expressivos de vendas ou crescimento acentuado na comparação com março.
Nesta matéria, apontamos os cinco modelos que fizeram bonito no último mês, de acordo com os dados divulgados na última sexta-feira (3/4) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Nenhum carro brilhou mais que o BYD Dolphin Mini em abril. O modelo da marca chinesa se tornou o primeiro 100% elétrico a entrar no ranking dos 10 veículos mais vendidos no varejo em um único mês, com 3.015 unidades. A posição do hatch foi exatamente a 10ª.
Na classificação geral, levando em consideração as vendas no varejo mais as diretas para aempresas, frotistas e locadoras, o Dolphin Mini emplacou 3.143 unidades – 24º colocado na classificação geral.
Em março, o elétrico da BYD já tinha registrado um número interessante: 2.468 emplacamentos. Em abril, porém, o Dolphin Mini foi além e, sim, surpreendeu de maneira muito positiva.
O Caoa Chery Tiggo 7 desenhou uma trajetória muito similar à do BYD Dolphin Mini. No varejo, o SUV foi o 12ª carro mais vendido, com 3.002 emplacamentos. No geral (vendas diretas mais vendas no varejo), com 3.026 unidades comercializadas, assegurou o 26º lugar.
Para se ter uma ideia do crescimento vertiginoso do Tiggo 7, em março último o SUV fabricado em Anápolis (GO) tinha registrado 1.745 emplacamentos, um número que, para o modelo, já foi muito representativo. Agora, em abril, surpreendeu com o vigoroso crescimento de 73,4%.
E o responsável por essa evolução de um mês para ao outro foi exatamente o Tiggo 7 Sport, versão de entrada lançada em fevereiro e que rapidamente caiu no gosto do consumidor brasileiro, especialmente pelo competitivo preço de R$ 134.990.
O Onix Plus foi um fenômeno de vendas em abril. Seu número de emplacamentos foi superior à soma das vendas de Volkswagen Virtus (seu principal rival no segmento dos sedãs compactos), Toyota Corolla, BYD Seal, Nissan Sentra, Volkswagen Jetta e Honda Civic.
Em março, o Chevrolet havia registrado 3.986 unidades emplacados. Em abril, este número saltou para impressionantes 7.049 carros comercializados. É o sedã mais vendido do país com extrema folga.
O Volkswagen Nivus também chamou a atenção positivamente. O SUV da marca alemã não brilhou como o Dolphin Mini ou o Tiggo 7, mas seus números em abril foram realmente interessantes.
O modelo saltou de 3.915 carros emplacados em março, o que lhe garantiu a 16ª posição geral naquele mês, para expressivas 5.259 unidades vendidas em abril, garantindo a 12ª colocação no período.
Assim como o SUV da Caoa Chery, o motivo pelo salto nos números de um mês para o outro foi a introdução de uma configuração mais barata. Desde o fim de março, a Volkswagen está vendendo o Nivus Sense por R$ 119.990. A opção é dedicada exclusivamente para clientes PcD (Pessoa com Deficiência).
E vamos fechar esse top 5 de carros que mais se destacaram positivamente em abril com a Chevrolet Spin. A minivan, que recebeu uma bela repaginada na dianteira, no interior e na lista de equipamentos de série – também teve uma melhorada no conjunto mecânico, mas manteve o porte e mexeu pouca coisa na traseira –, estreou em abril muito bem!
Segundo os dados da Fenabrave, a Spin teve 2.321 emplacamentos em abril, contra somente 457 em março, quando poucas unidades restavam no estoque. No entanto, o número obtido no último mês é interessante mesmo para a média de vendas do modelo no ano passando - de 1.693.
Vamos acompanhar o restante do ano para ver se o ritmo continuará o mesmo.