Renault Duster Iconic Plus Cvt 1.3 Tce 2024 (12)

Renault Duster evolui e vive seu melhor momento

Desde seu lançamento, em outubro de 2011, SUV melhorou muito em todos os sentidos e hoje é uma boa opção de compra

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 27,5/1600 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 9,9 km/litro
      Estrada: 11,7 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 475 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.7

Overview

Renault Duster Iconic Plus CVT 1.3 TCe é a versão topo de linha do SUV. Destaque para performance, espaço interno e porta-malas, ajuste da suspensão.


  • + Espaço interno e porta-malas
  • + Conjunto motor e câmbio
  • + Ajuste da suspensão
  • - Falta de apelo
  • - Visual datado
  • - Preço inicial
 
  • 0.0 Estrela icone
  • 0.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Renault Duster evolui e vive seu melhor momento
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ancora: Conclusão Score

Se você ainda fala que o Duster é um "Sanderão", acho melhor dar um "F5" e rever com urgência seus conceitos. Recentemente testei a versão topo de linha do SUV da Renault e me sinto confortável para escrever: o Duster vive seu melhor momento desde quando foi lançado no Brasil. E vou além: o modelo é, sim, uma boa opção de compra em sua faixa de preço.

Não parece, mas o SUV fabricado em São José dos Pinhais (PR) está em sua segunda geração. E eu escrevo que “não parece” pelo fato de o carro ter preservado as medidas e os principais traços da primeira geração, lançada em outubro de 2011 (eu estava lá, sinal de que estou ficando velho). Para muitos, o Duster ainda está na primeira geração.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Renault Duster Iconic Plus Cvt 1.3 Tce 2024 (14)
Duster evoluiu em uma série de itens, e hoje é uma compra interessante, sim
Crédito: Divulgação
toggle button

Renault Duster Iconic Plus Cvt 1.3 Tce 2024 (10)
A versão Iconic Plus CVT 1.3 TCe é a única do Duster com motor turbo de 170 cv de potência máxima
Crédito: Divulgação
toggle button

Lá no lançamento, a ideia da Renault era ter um SUV para disputar mercado com o Ford Ecosport (que dominava o segmento), apostando em duas características básicas: espaço interno e preço competitivo. Sendo assim, a marca francesa optou por um design nada ousado, acabamento simples, lista de equipamentos focada apenas no essencial e um conjunto mecânico apenas ok.

Hoje, quase 13 anos depois, o Duster é um carro diferente. Evoluiu em todos os sentidos. E em aspectos que o consumidor brasileiro vê valor. O SUV da Renault manteve o bom espaço interno e ainda tem preços alinhado com o mercado. Agora, porém, entrega – pelo menos em sua versão topo de linha Iconic Plus CVT 1.3 TCe – performance vigorosa, boa lista de itens de série, tecnologia em linha com a concorrência, acabamento mais refinado, e (cá entre nós) até um visual melhor.

Renault Duster Iconic Plus Cvt 1.3 Tce 2024 (5)
O visual do Renault Duster não mudou drasticamente, mas (boas) evoluções foram feitas com o tempo
Crédito: Divulgação
toggle button

Quanto custa o Renault Duster?

O Renault Duster parte de R$ 123.990 na versão de entrada Intense Plus com motor 1.6 aspirado e câmbio manual. Uma configuração meio que morta para o mercado, pois quem quer SUV busca por versões automáticas.

Na sequência, aparecem as configurações Intense Plus CVT, por R$ 132.80, e Iconic Plus CVT 1.6, por R$ 141.790. A opção que acelerei, e que me permitiu constatar que o Duster é um SUV muito melhor do que já foi, e bom diante de seus rivais, foi a top Iconic Plus CVT com motor 1.3 turbo, que não sai por menos de R$ 155.890.

Renault Duster Iconic Plus Cvt 1.3 Tce 2024 (3)
O interior do Renault Duster também evoluiu, com destaque para a qualidade da montagem das peças
Crédito: Divulgação
toggle button

Como anda o Renault Duster?

O Duster entrega excelente performance para um SUV. É o mesmo motor que estreou com o aposentado Captur. Estou falando do 1.3 TCe turbo, de quatro cilindros, flex, com injeção direta de combustível, e que gera 170 cv de potência máxima. Um número realmente excelente. Mas o que mais impressiona é o torque de 27,5 kgf.m a menos de 2.000 rpm.

O SUV está sempre vivo. Em todo e qualquer momento que se pisa fundo no acelerador, a resposta é mais que satisfatória.

O câmbio CVT é muito confortável no dia a dia – basta aprender a dosar o acelerador –, mas para performance ainda acredito que uma transmissão automática com conversor de torque tradicional e marchas definidas daria um fôlego ainda melhor ao Duster.

O consumo de combustível é algo que me chamou atenção de forma positiva. Na cidade, de acordo com a Renault, o Duster turbão faz 7,7 km/l, quando abastecido com etanol. Eu, durante os sete dias que andei com o carro, fiz mais de 8 km/l, quando busquei ser econômico – rodando apenas na “casquinha” do pedal da direita. Na rodovia, o número sobe para 8,4 km/l (etanol). Aqui, não consegui passar de 8,5 km/l.

Clique aqui para saber os números de consumo e mais informações técnicas do Renault Duster Iconic Plus CVT 1.3 TCe.

A central multimídia tem tela de oito polegadas e não precisa de cabo para conectar com Android Auto e Apple CarPlay
Crédito: Divulgação
toggle button

No entanto, o que mostra que o Duster evoluiu e que "entendeu' as necessidades do consumidor brasileiro é o acerto da suspensão. Muito bom. Firme na medida certa, e com a capacidade de absorver as imperfeições do asfalto. Os ângulos de ataque (30°) e de saída (34,5°), e a altura livre em relação ao solo (237 mm) também ajudam a ser mais ousado em valetas e lombadas. A carroceria rola pouco e inclina na medida em frenagens bruscas e curvas acentuadas em velocidades mais elevadas.

Interessante como o Duster não transmite uma sensação de fragilidade. Pelo contrário. O Renault ainda mantém estilo “pau para toda obra”! Claro, não é um "veículo fora de estrada", mas para o off-road urbano, o SUV está mais do que bem-preparado. Aguenta o tranco!

Quais são os equipamentos de série do Renault Duster?

A lista é bem completa, e com itens que fazem diferença. Destaque para a central multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay, sem necessidade de cabo para o espelhamento. E tem, ainda, carregamento de celular por indução, direção elétrica, assistente de frenagem de emergência, controles de tração e estabilidade, alerta de veículo no ponto cego, sensor de estacionamento, seis sirbags (frontais, laterais e de cortina), Start & Stop, entre outros.

Poderia ter um controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e frenagem autônoma de emergência, como alguns concorrentes que estão na mesma faixa de preço, mas a lista não é defasada.

O câmbio automático é tipo CVT; não há aletas no volante para trocas manuais
Crédito: Divulgação
toggle button

Como é a posição ao volante do Renault Duster?

A posição é boa, típica de um SUV. Os bancos revestidos de couro são amplos. Fazem mais o tipo poltrona, com abas laterais bem largas, do que algo mais esportivo e que abraça o motorista.

Aliás, só aproveitando o gancho, os materiais utilizados no interior estão melhores. No entanto, o que realmente me transmitiu uma boa impressão, foi a qualidade da montagem. As peças estão bem encaixadas. Nada de folgas. Poderia, de repente, colocar algumas peças emborrachadas. E o silêncio é outro ponto positivo.

O volante tem ajustes de altura e de profundidade. Não são amplos, mas ajudam a encontrar uma boa posição. O volante é multifuncional para as funções do carro projetadas na tela de TFT no painel de instrumentos, mas o Renault ainda exibe o ultrapassado comando satélite na coluna de direção para mexer nas funções da central multimídia.

Falando nela, a tela poderia estar mais bem posicionada. Na minha opinião, poderia estar mais alta, como acontece com a Oroch, por exemplo.

Vale mencionar o bom espaço interno. O Duster tem 4,37 m de comprimento e bons 2,67 m de distância entre os eixos. E o porta-malas tem capacidade para 475 litros  - muito bom.

Vídeo relacionado

O Renault Duster é bonito?

Bonito é uma palavra forte para o Renault Duster, assim como feio também é. Se olharmos para o Duster de mais de 10 anos atrás, o atual é sim muito mais atraente. Faróis e lanternas de LED garantem personalidade noturna, e qualidade de iluminação.

Outro ponto que gostei bastante são as rodas de liga leve de 17 polegadas, que são de série e têm um desenho moderno e bonito.

Quanto custa manter um Renault Duster?

As revisões periódicas do Renault Duster acontecem a cada 12 meses ou 10 mil km, aquilo que acontecer antes. E as seis primeiras manutenções periódicas – até 72 meses ou 60 mil km – custarão R$ 5.511,22. Atenção especial para o serviço de 48 meses ou 40 mil km, que não sai por menos de 1.671,90.

Porta-malas do Duster tem capacidade para 475 litros e a disposição tipo 'caixote' é boa
Crédito: Divulgação
toggle button

Vale a pena comprar um Renault Duster?

Falando de carros 0km, o Renault Duster é sim uma boa opção de compra, na minha avaliação. O carro evoluiu, mantendo suas principais características, especialmente espaço interno. E não, ele não vai te dar status. O Duster não é esse tipo de utilitário esportivo.

E olhando para o mercado, vamos combinar que o Duster é osso duro de roer. O SUV continua firme e forte, e o rival que motivou sua chegada (Ecosport) já se aposentou há vários anos. O Duster até fez o Captur, seu “irmão”, pendurar as chuteiras. E, olha, a nova geração do Duster não deve chegar tão cedo ao Brasil e, quando chegar, não duvido que a Renault mantenha essa geração como uma opção de entrada.

 

Ficha Técnica

RENAULT - DUSTER - 2025
1.3 TCE FLEX ICONIC PLUS X-TRONIC
R$ 157990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.3
  • Cilindrada cm³
  • 1332
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 10,5.1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Start-Stop
  • Sim
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • TCe
  • Potência (cv/rpm)
  • 170/5500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 27,5/1600
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 162/5500
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 27,5/1600
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 190
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 9,2
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 9,9
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 11,7
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 13,9
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 16,1
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Número de marchas
  • 1
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • X-TRONIC
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Eletro-hidráulica
  • Direção - Ajustes
  • Altura

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4376
  • Largura (mm)
  • 1832
  • Altura (mm)
  • 1693
  • Entre-eixos (mm)
  • 2674
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 210
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 50
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 475
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1202
  • Carga útil (kg)
  • 500

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Easylink
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 215/65
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 215/65
  • Estepe
  • Space saver
  • No Bolso8.4
  • Tecnologia9.2
  • Vida a bordo8.9
  • Desempenho8.8
  • Opinião do repórter8.4
  • + Espaço interno e porta-malas
  • + Conjunto motor e câmbio
  • + Ajuste da suspensão
  • - Falta de apelo
  • - Visual datado
  • - Preço inicial
 
8.7

  • Marcelo Monegato
  • Jornalista automotivo especializado em produtor. Com passagens por Portal G1, Volkswagen e revista Autoesporte, cobriu diversos eventos internacionais para a Webmotors. Hoje, além de testar carros e analisar o mercado, é estrategista de conteúdo do WM1.
Compartilhar
Tags:Renault