História com velocidade
Fundada oficialmente em 1909 através da fusão de quatro fabricantes, a Auto Union (Wanderer, Horch, DKW e Audi) sempre teve como princípio introduzir novas tecnologias em seus veículos. Em pouco tempo, de 1911 a 1914, foi vencedora do rali austríaco com o modelo Type A Phaeton, seu primeiro automóvel.
É conhecido como o primeiro fabricante de veículos a construir um modelo com volante do lado esquerdo, possibilitando melhor visão do tráfego em momentos de ultrapassagens.
Sucesso no mundo
Sempre inovando em seus modelos, em 1965 surgem os modelos 75, 80 e Super 90 que logo caíram no gosto popular. Seu mercado expandiu-se nos anos 70, quando iniciou a exportação para os Estados Unidos.
A marca revolucionou o segmento automobilístico em 1980, com o lançamento de um modelo coupé de produção em série, motor cinco cilindros em linha e tração integral: o QUATTRO. O modelo era tão inovador que várias marcas passaram a comprar sua tecnologia para aplicar em seus veículos. Em 1989, com a queda do Muro de Berlim, foi a marca mais vendida do mundo.
Foi pioneira também na introdução de alumínio na composição da carroceria dos veículos, apresentando seu primeiro modelo do segmento premium em 1994, o A8.
Entre os modelos mais vendidos, estão o 80 que posteriormente se tornaria o A4, o 100 que virou o A6, o A3, introduzindo a marca no segmento de hatches médios e o Q7, primeiro SUV da marca.
No pódio de vendas
As atividades iniciaram em 1993, quando o tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, oficializou a importação dos automóveis da marca no Brasil. A Audi logo se tornou sinônimo de tecnologia e modernidade, sendo a marca importada que mais vendia no país. Os modelos eram 80, 100 e A6.
Em 1998 foi introduzido um novo segmento no mercado nacional, o de hatch médio premium, com a chegada do A3, que em 2006 se tornaria nacional, fabricado pela Volkswagen na mesma linha de montagem do Golf.
Atualmente, os modelos responsáveis pela maioria das vendas no país são os A3 sedan, o Q3 e o A3 hatch, respectivamente.
Um dos pilares do grupo Volkswagen, a alemã das quatro argolas é referência em esportividade e desempenho, usando a tecnologia a favor da máxima performance enquanto o design de seus modelos transpira sobriedade.
































