Ford Ka novo ou usado
Lançado no Brasil em 1997, o Ford Ka se destacou pelo design arrojado, totalmente diferente da concorrência, e pelas dimensões compactas. Além do preço competitivo, o motor 1.0 Endura, que gerava 53 cv e 7,8 kgf.m de torque, era econômico, tornando-o uma ótima escolha para quem precisava de um veículo com baixo custo de rodagem para utilizar no dia a dia.No primeiro ano de vida, o modelo também era oferecido com motor 1.3 de 58 cv e 10,4 kgf.m de força.
Rápida evolução
Em pouco tempo o hatch da Ford foi atualizado para ficar mais competitivo no disputado mercado dos 1.0. Novos itens de série e opcionais passaram a ser oferecidos, e em 2000 o motor 1.0 Endura foi substituído pelo 1.0 Rocam, consideravelmente mais eficiente com seus 65 cv e 8,9 kgf.m de força.
Além de melhorar consideravelmente o desempenho do compacto, o motor mais potente não afetou o consumo de combustível.
Em 2001 foi lançada a versão XR, que introduziu o motor 1.6 Rocam na linha do Ford. Com 95 cv e 14,2 kgf.m de força, além de freios e suspensão aprimorados para acompanhar o novo desempenho, o compacto tornou-se uma referência de dirigibilidade no segmento.
A segunda geração do hatch tornou-se um pouco maior que a primeira e ganhou novo design, mas manteve basicamente a mesma receita do antecessor.
Terceira – e atual - geração
A terceira geração do modelo mudou completamente de proposta e ganhou até mesmo versão sedã, chamada Ka+. Com dimensões maiores, o modelo tornou-se mais versátil. Embora o porta-malas tenha ficado ligeiramente menor em volume (passou de 263 litros para 257), o espaço interno melhorou muito. Outra melhoria notável no hatch foi o acabamento interno.
Junto com a nova geração, vieram também novos motores: agora são disponíveis o 1.0 três cilindros (85 cv e 10,7 kgf.m, com etanol) e 1.5 16V (110 cv e 14,9 kgf.m, também com etanol).
Atualmente o modelo é vendido em três versões (SE, SE Plus e SEL), oferecidas para os dois motores. A opção de entrada, SE, é equipada com direção hidráulica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, sistema de som com MP3, banco traseiro bipartido, entre outros.
A versão topo de linha SEL oferece itens presentes em categoria superior, como o assistente de partida em rampa e o controle de tração e estabilidade. A configuração também tem o sistema de entretenimento My Link e vidros elétricos para as portas traseiras.