História 4x4
Em 1947, o diretor técnico de engenharia e o diretor executivo da marca Rover, os irmãos Maurice e Spencer Wilks, respectivamente, ficaram impressionados com a robustez, versatilidade e bom desempenho do Jeep Willys, que havia sido um dos protagonistas da Segunda Guerra Mundial. Ciente da crescente demanda do mercado por veículos militares, Maurice sabia que um pequeno utilitário com tração 4x4, que fosse capaz de realizar tarefas agrícolas, transportar carga e pessoas seria sucesso garantido.
Junto com seu irmão, depois de terem desenhado na areia de uma praia a forma básica do veículo que eles tinham em mente, utilizaram um chassi da Jeep como base, e adaptaram um motor 1.6 da Rover e desenvolveram uma caixa de transferência com roda livre. No ano seguinte, no Salão do Automóvel de Amsterdã, foi lançado oficialmente o Land Rover Series I.
Dois mundos
Conforme o Series I cimentou o sucesso da marca, ela viu a oportunidade de expandir seu público. Unindo a robustez e versatilidade que já eram características suas ao conforto, luxo e conveniência de carros de passeio, a marca lançou em 1970 o que viria a revolucionar a indústria automotiva, o Range Rover. Com ele surgiu a categoria de utilitários 4x4 de luxo que cairia no gosto do público, e hoje é a que mais cresce no mercado, a dos SUVs. Seguindo esse desenvolvimento, em 1989 a marca lançou o Discovery, para ser o veículo de volume da marca e disputar mercado com modelos japoneses, e em 1990, rebatizou o Land Rover (que já era o Series III a essa altura) de Defender, para ter a sua identificação própria.
A marca mais desejada
Por aqui, o Defender sempre foi um sucesso, muito utilizado por pessoas entusiastas do fora-de-estrada, mas também pela imponência do carro na cidade. A marca é sinônimo de riqueza, principalmente graças ao Range Rover. Então a popularidade do modelo Freelander foi instantânea, já que ele trazia a “grife” da marca para um público maior, sendo seu veículo mais prático para o uso diário. Hoje seu principal produto é o Range Rover Evoque, que inaugurou a linguagem de design da marca que se espalhou para o Range Rover Sport, Discovery Sport e futuro Discovery 5, tornando a marca cada vez mais um objeto de desejo.




























