Por dentro da história
A Nissan surgiu em 1911, quando Masujiro Hashimoto com a parceria de três investidores financeiros fundaram a fábrica com o intuito de montar um carro simples e convencional. Três anos mais tarde surge o DAT 41, primeiro modelo da marca, referência em luxo para a época. Em 1925, o mercado automotivo é deixado de lado para a introdução no segmento de caminhões. Seis anos mais tarde, com o volume de vendas baixo, a marca resolve voltar ao segmento de automóveis criando um dos modelos de motores mais utilizados até hoje: o motor de quatro cilindros em linha, que visava economia, confiabilidade e facilidade de manutenção.
Pioneira nos segmentos
Primeira marca a construir um veículo elétrico, o Tama, em 1947, devido ao programa governamental de fontes energéticas alternativas. Quatro anos depois, foi a responsável pela construção de veículos militares para o exército japonês, criando um modelo hábil a rodar em todo tipo de terreno com potência e agilidade: o Patrol, que superava o americano Jeep Willys em termos de capacidade de carga e velocidade final.
As décadas de 1950 e 1960 foram primordiais para alavancar as vendas da marca no Japão e no mundo e, em 1973, a marca foi a recordista de vendas no segmento de esportivos devido aos modelos Nissan Sunny e Datsun 240Z. Já na década de 90, com o modelo Primera, a japonesa conquistou inúmeros prêmios, entre eles “o carro do ano” em diversos países por vários anos consecutivos.
Os modelos de sucesso da marca são o Altima, o Quest, o Sentra, a Frontier, o Cube, o 350Z e o Versa.
Atividades e alianças
Após assumir a importação e comercialização de seus produtos no Brasil em 2000, para se estruturar estrategicamente, foi necessária a aliança com a marca Renault, que passou a dar suporte local a montadora. Um ano depois, a Renault e a Nissan montaram a primeira fábrica da aliança no mundo em São José dos Pinhais-PR. Desde então, os antes 17 pontos de vendas cresceram para mais de 170.
O sucesso nacional veio com os modelos March, Versa, Sentra, Frontier e, atualmente, o Kicks.



























