História da montadora
Desde 1898 Ferdinand Porsche já fazia projetos de design. Seu nome foi ganhando fama, chegando ao ponto de trabalhar para a Mercedes-Benz em 1928, desenvolvendo os lendários modelos de competição SS e SSK, até que fundou a Porsche Engineering em 1931, na cidade de Stuttgart, desenvolvendo projetos para terceiros, e prestando consultoria – o VW Fusca é o maior projeto terceirizado.
DNA vencedor
Devido às ligações com os nazistas, Ferdinand foi preso na França ao final da Segunda Guerra Mundial, e foi seu filho, Ferry Porsche, que desenvolveu o primeiro carro esporte do mundo, o Porsche 356, aproveitando grande parte da mecânica do Fusca. E foi essa configuração que tornou esse e outros Porsche tão competitivos e vitoriosos em competições. Seu sucessor, o 911, é o carro esporte mais icônico da história. Ele repete e amplia o sucesso do 356 em competições, sendo um dos veículos mais utilizados em corridas da história, e possivelmente o mais vitorioso. Isso se refletiu nas ruas, tornando o 911 um sucesso de vendas, apesar das suas características mecânicas contraditórias e até mesmo perigosas. Com o tempo a Porsche foi tornando o carro cada vez mais utilizável, fazendo com que ele seja considerado até hoje o único “supercarro para o dia-a-dia” do mundo. Com modelos específicos para a pista, como os 917, 956, 962 e mais recentemente o 919, a marca se tornou a recordista de vitórias na corrida de longa duração mais importante do mundo, as 24 Horas de LeMans.
Mesmo assim, passou por problemas financeiros no fim da década de 1990, o que resultou na criação do Boxster, conversível de motor central que aproveitava várias partes do 911 para atingir um público menos endinheirado, e assim se reerguer. Mas a volta à saúde financeira só veio com um dos lançamentos mais polêmicos da história do automóvel, o Porsche Cayenne, um SUV de luxo que contrariava todos os princípios de uma marca referência das pistas. O Cayenne caiu no gosto do público que queria um Porsche sem a falta de praticidade de carros esporte que os outros modelos possuíam, e transformou a marca numa das mais lucrativas do mundo.
Porsche do Brasil
Sempre objeto de desejo dos brasileiros, a marca tem presença forte no mercado, de acordo com sua faixa de preço. Os modelos mais vistos na ruas são os SUVs Cayenne e Macan, e o sedan Panamera, devido às suas características de veículos “comuns”, e não o que a Porsche faz de melhor, que são os esportivos 911, Cayman e Boxster, também muito desejados no país.


























