De olho na história
Tudo começou em 1909, com a produção de máquinas para a indústria têxtil. O fundador da marca, Michio Suzuki, viu que era preciso expandir seu negócio e se aventurou no mundo dos automóveis, criando seu primeiro protótipo em 1937. Com a iminência da Segunda Guerra Mundial, a marca teve que abortar seus planos, voltando a fabricar um veículo somente em 1952: a motocicleta Power Free, que foi sucesso de vendas no Japão.
Sucesso global
Em 1974, com a marca já conhecida entre seus diversos setores de atuação e no auge do desenvolvimento de novos produtos, a Suzuki lançou o microcarro Fronte e o jipinho Jimny, que passaram a ser exportados para diversos países. No ano seguinte, é a vez das motocicletas GS (400cc, 500cc e 750cc), além de uma fábrica inaugurada no Paquistão – a primeira fora do Japão.
Foi em 1985 que a Suzuki estourou em vendas, fabricando o jipe compacto Samurai nos Estados Unidos, passando a ser a marca mais desejada da época neste mercado. Também com grande número de vendas no mercado europeu, a gama de modelos era composta pelos jipes Vitara e Jimny e os compactos Ignis, Liana e Wagon. Outros modelos de sucesso da marca são o Swift, o Baleno, o Grand Vitara, o SX4 e o Alto.
Hoje a Suzuki é a 12° colocada no ranking de marcas que mais vende carros e motos no mundo, atuando em mais de 190 países.
Suzuki no Brasil
No início dos anos 90, com a abertura das importações no Brasil, a Suzuki iniciou suas atividades com os modelos Samurai, Vitara, Grand Vitara, Swift e Baleno como importadora.
Hoje, com fábrica em Catalão-GO, mantém a produção do modelo Jimny e, além deste, também comercializa os modelos S-Cross, Grand Vitara e Swift.












