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Carro muito rodado: 5 dicas quentes de manutenção

Frota brasileira envelhece e carros mais rodados exigem cuidado redobrado. Veja 5 dicas práticas de manutenção

por Nicole Santana

- Frota brasileira envelheceu e a maioria dos carros já roda com alta quilometragem;
- Veículos em más condições respondem por 30% dos acidentes em rodovias no país;
- Carro muito rodado (com alta quilometragem) exige cuidado integral: motor, suspensão, freios e eletrônica;

A frota brasileira está cada vez mais envelhecida — hoje com média de 10 anos e 11 meses, segundo o levantamento do Sindipeças — O resultado? Carros com alta quilometragem dominam as ruas. Porém, um cuidado a mais é necessário para evitar custos extras e até mesmo acidentes.
Mas afinal, quais cuidados devemos ter com carros que já têm muitas histórias para contar?

Frota brasileira é dominada por carro com alta quilometragem

Apesar do ritmo crescente da frota de carros novos, a frota de veículos que circula em território nacional é majoritariamente dominada por carros usados.
De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entre janeiro e outubro de 2025, mais de dois milhões de automóveis e comerciais leves zero-quilômetro foram emplacados. Nesse mesmo período,  mais de 15 milhões de veículos usados foram comercializados, conforme dados da  Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
E esse cenário exige atenção, não apenas por questões de durabilidade, mas de segurança: dados da Polícia Rodoviária Federal apontam que 30% dos acidentes em rodovias são causados por veículos rodando em más condições. E quem tem um carro com alta quilometragem, acima dos 100 mil quilômetros, por exemplo, sabe: com o tempo, podem surgir problemas como reinicializações indevidas do sistema de propulsão, consumo anormal de combustível, folgas em componentes de suspensão e perda de eficiência em sensores e partes elétricas.

Porém, um adendo: quilometragem alta não é sinônimo de fim da vida útil ou de automóvel com defeito, pelo contrário. Quando o carro recebe o acompanhamento certo é possível estender a vida útil por bons anos. O segredo está em antecipar falhas, observar sintomas e adotar uma rotina consistente de manutenção e cuidados práticos.

5 dicas práticas para cuidar de carro muito rodado:

Cuidados extras que fazem diferença em um carro muito rodado

Longevidade vem do cuidado — não do “paliativo”

Carro muito rodado pode continuar entregando conforto e eficiência, mas precisa de soluções, não de improvisos. Óleo mais grosso não conserta motor cansado, fluido velho não segura frenagem e barulho nunca é normal: é aviso.
No fim das contas, o recado é um só: motor bem cuidado funciona melhor, dura mais e é mais seguro para todos na estrada. Mas a realidade do dono de carro com alta quilometragem envolve um cuidado mais amplo: planejamento, diagnósticos corretos e uma rotina de prevenção.
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