Com papel fundamental no sistema de frenagem, o fluido pode sofrer degradação pela umidade e o tempo de troca ou checagem nem sempre está vinculado ao das outras partes.
Segundo especialistas, a condição ruim do fluido pode gerar corrosão de peças, alterar a viscosidade, danificar tubulações e prejudicar o funcionamento do ABS. E, no fim das contas, pode até provocar acidentes.
Como se prevenir de problemas com o fluido de freio
Por se tratar de um líquido com propriedades higroscópicas — que absorve a umidade do ar —, a degradação do fluido de freio é ligada às condições externas e de uso. Isso significa que, em cidades mais úmidas e em situações de uso extremo do sistema, é necessária uma rotina diferenciada de checagem da condição do fluido.É comum que o nível do fluido de freio diminua com o desgaste das pastilhas e dos discos. Contudo, se a quantidade do líquido estiver excessivamente baixa, pode sugerir que haja um vazamento. Então é importante checá-lo em todas as revisões e fazer a troca, no máximo, a cada 12 meses. Vale destacar que o prazo independe da quilometragem.
Nada de economizar
A troca do fluido de freio é um processo rápido, que é feito a partir da retirada do líquido antigo por um método popularmente chamado de "sangria", e a adição do novo fluido no reservatório. Apesar de simples, o especialista orienta que essa substituição deve ser feita sempre por profissionais.É bom evitar o uso de fluido antigo. Não é recomendado utilizar um produto vencido ou que já teve sua embalagem aberta há um longo período, pois o fluido pode estar com a temperatura de ebulição abaixo do esperado e, consequentemente, sua vida útil será inferior à projetada.
Tipos de fluido de freio
O fluido de freio tem diversas classificações baseadas no padrão da norma Department of Transportation (DOT). Esse sistema hierarquiza o líquido com base em diversos parâmetros, como viscosidade e temperatura na qual atinge o ponto de ebulição. Os principais tipos são DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1. Cada um é indicado para um tipo de sistema, por isso é importante verificar no manual do seu carro antes de tudo.Carros modernos equipados com sistemas como ABS, controles eletrônicos de estabilidade e tração, normalmente exigem a norma DOT 4 LV por necessitarem de viscosidade mais baixa. Já carros e motos de alta performance costumam usar fluido de freio DOT 5.1, também por conta da viscosidade baixa e do ponto de ebulição mais elevado.
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