- O Citroën C3 XTR é a novidade da linha 2026 do hatch de entrada da marca franfesa;
- Além do visual mais incrementado, o C3 XTR tem acabamento melhorado e novos itens de série. Economia de combustível e espaço interno merecem ser destacados;
- Por outro lado, desempenho e a lista de equipamentos de segurança estão entre os pontos fracos desse C3 XTR;
O Citroën C3 XTR é a grande novidade da linha 2026 do hatch compacto da marca francesa. Mas diferentemente do XTR da geração passada, que era o aventureiro da linha, a nomenclatura retorna à linha com uma proposta diferenciada.
Já que todo C3 de terceira geração tem uma pegada meio aventureira, o novo XTR estreou com a proposta de ser a versão mais cara equipada com o motor 1.0 aspirado de 75 cv de potência, porém ainda com bom custo-benefício.
Afinal, com preço de tabela de R$ 96.990, é apenas R$ 3 mil mais caro que o intermediário C3 Feel. Porém é mais equipado e bem acabado. Mas será que o C3 XTR é o carro certo para você? Confira a seguir três razões para comprar e três razões para partir para um concorrente do hatch da Citroën.
Citroën C3 XTR: 3 razões para comprar e 3 para repensar
Razões para comprar
1. Equipamentos de série
Para um hatch popular, O C3 XTR tem uma bela lista de itens de série, com direito a ar-condicionado automático, vidros elétricos nas quatro portas e bancos com revestimento em couro.
Além disso, o XTR se diferencia das versões mais baratas da linha pelo painel digital configurável - bem mais vistoso que a minimalista telinha das versões mais simples -, além dos apliques em material macio ao toque no painel.
2. Economia de combustível
O C3 é um carrinho bem econômico. Abastecido com gasolina, os números oficiais do Inmetro apontam que o hatch compacto registra médias de 13,2 km/l (cidade) e 14,5 km/l (estrada).
Obviamente, é possível obter resultados ainda melhores na rodagem cotidiana. Aliás, mesmo a média de consumo com etanol também é bem boa: 9,3 km/l (cidade) e 10,3 km/l (estrada).
3. Espaço interno
Outro ponto a favor do C3 XTR - e das outras versões também - é o bom aproveitamento de espaço da cabine. Mesmo menor que boa parte dos concorrentes, ainda oferece um espaço bacana no banco traseiro. Para um hatch compacto, é claro!
O porta-malas também é outro ponto a favor do modelo. São 315 litros de capacidade. É mais espaço para as bagagens que em outros concorrentes diretos, como o Volkswagen Polo Track e o Hyundai HB30.
Veja também
Razões para passar
1. Desempenho
O motor de 75 cv de potência do C3 XTR entrega bom desempenho no uso urbano. Mas não espere fôlego de sobra no uso rodoviário, onde é preciso alongar bastante as marchas para manter o hatch embalado.
Na mesma faixa de preço, uma opção com um pouco mais de fôlego no uso rodoviário é o Volkswagen Polo Track, que sai por R$ 93.660 e tem um motor 1.0 de 84 cv de potência. Não que seja um rojão de diferença. Mas cada segundo ganho conta.
2. Equipamentos de segurança
Esse é um ponto fraco de todas as versões do C3, já que mesmo na configuração mais cara o hatch da Citroën sai de fábrica apenas com os airbags frontais obrigatórios.
Para quem se importa com segurança, uma opção é o Hyundai HB20 Limited (R$ 99.290). Também equipada com um motor 1.0 aspirado de 80 cv de potência, tem visual externo caprichado, bons equipamentos de série - tem chave presencial, controlador automático de velocidade e faróis com acendimento automático -, além de seis airbags.
3. Estilo SUV
Não são apenas os pneus de uso misto que apontam para uma pegada mais aventureira do C3 XTR. A posição de guiar também é bastante elevada, o que pode não agradar a todos.
Nessa mesma faixa de preço, uma opção de carro mais "urbano" é o Chevrolet Onix 1.0 manual (R$ 99.990). Tem um motor 1.0 de 82 cv de potência - e até mais econômico que o do C3 - além dos seis airbags como item de série.
Veja também
- O carro imperdível do Salão para fãs de velocidade
- 5 SUVs que você (ainda) só vê no Salão de SP
- Corolla e Corolla Cross têm forte queda nas vendas
Comentários