Agora a FZ15 chega à linha 2026 mantendo estas principais características. Mudaram apenas as cores disponíveis e os grafismos - agora, a moto passa a ser oferecida nas cores cinza sólida, azul metálica, preta fosca e vermelha metálica. Todas são bacanas e custam a mesma coisa - a moto tem preço sugerido de R$ 21.090 (sem frete), com três anos de garantia e revisões a preço fixo.
Design é ponto forte do modelo
O design, por sinal, o ponto forte da FZ15. Já tem anos de estrada, mas não ente o peso da idade. O conjunto exibe farol com projetor de luz, luz de rodagem diurna, moldura frontal agressiva, aletas laterais bem vistosas, canalizadores de ar nos tubos da suspensão dianteira e até spoiler embaixo do motor. A traseira é mais conservadora, mas ainda assim interessante com sua enorme alça de garupa envolvente. Importante ressaltar que a versão pintada na cor cinza ainda vem com rodas pintadas em dourado. Um charme.Já o motor da FZ15 pode ser considerado seu ponto fraco. Velho de guerra, o monocilíndrico flex e refrigerado a ar entrega módicos 11,7 cv de potência com etanol e 11,6 cv com gasolina, sempre nas a 7.250 rpm, e 1,3 kgfm de torque a 6.000 rpm com os dois combustíveis. É pouca coisa para uma moto tão chamativa e que tem certo apelo visual esportivo.
Mas o preço similar aos de outros modelos na mesma faixa de cilindrada sem o mesmo estilão e o visual compõem uma relação custo/benefício interessante. As outras especificações da FZ15 não impressionam, mas também não decepcionam.
A moto tem farol com projetor, luz de posição e lanterna traseira de LED, suspensão traseira monochoque com sete ajustes de pré-carga, e ainda freio a disco nas duas rodas e ABS na dianteira, entre outras.
Já o painel justifica o sobrenome Connected: tem conexão via Bluetooth com smartphones e, através de um aplicativo - o Yamaha Motorcycle Connect (Y-Connect) -, permite que o piloto acompanhe o consumo médio de combustível, o histórico de viagens (com possibilidade de compartilhamento em redes sociais) e o cronograma de manutenção.
O aplicativo também mostra a última localização de pareamento da motocicleta e um ranking Eco, que indica quão econômica e eficiente está a pilotagem comparada às de outros pilotos. O modelo ainda é equipado com uma tomada 12 Volts na mesa do guidão.
O painel também exibe a função Eco, indicada para quem quer pilotar de forma econômica e reduzir as despesas com combustível. O indicador aparece no painel no momento da pilotagem quando o consumo é menor, auxiliando em uma condução mais econômica. Em resumo, a Yamaha Fazer FZ15 é uma opção interessante para desfilar bonito no dia a dia.
Veja também
Comentários