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Dafra lança o SYM Joyride 300 e deixa de ser Dafra

Ou quase: marca quer fortalecer nome do parceiro exclusivo nos modelos e no marketing. Veja os detalhes do novo scooter

por Roberto Dutra

A Dafra ataca novamente. Ou seria a SYM? Bem, vamos por partes...
A Dafra finalmente lança no mercado brasileiro o scooter SYM Joyride 300, que foi exibido no Festival Interlagos - Motos no ano passado e teve ótima receptividade. É uma espécie de herdeiro do Citycom 300, o scooter mais bem-sucedido na história da marca por aqui - ou das marcas, já que também tem origem SYM.
Mas há uma mudança estratégica de marketing. O novo scooter surge não como Dafra Joyride 300, ou mesmo Dafra SYM Joyride 300, mas apenas como SYM Joyride 300. É que a Dafra quer fortalecer o nome da SYM Sanyang, a gigante fabricante de motos e scooters que se tornou sua parceria exclusiva desde o fim de outra parceria, com a TVS indiana.

Mais SYM, menos Dafra

Inclusive a empresa nacional lançou a moto naked NHX 190 recentemente já como "SYM NHX 190", suprimindo o nome Dafra. Aqui no WM1 ainda publicamos o lançamento como "Dafra NHX 190", mas doravante seguiremos as nomenclaturas definidas pela marca.
A Dafra, inclusive, enviou uma explicação para nosso colaborador de notícias de motos e scooters, Marcelo Barros. Diz a nota: "Desde que planejamos a operação com line up 100% SYM, optamos por trabalhar de forma a fortalecer ainda mais a imagem da marca SYM no Brasil. Afinal, é uma multinacional de grande reputação e é quem de fato desenvolve os produtos, apesar dos pequenos ajustes que são feitos no Brasil pela engenharia da Dafra".

E complementa: "A Dafra faz parte de um grupo econômico brasileiro com décadas de tradição, mas os produtos são SYM. Portanto, cada vez mais o direcionamento será 'Rede Dafra' e 'produto SYM'. O destaque para a SYM vai ficar mais presente no marketing, nos modelos e na rede de concessionários, com os destaques externos e internos no novo guia de marcas que será implantado na rede em 2025".

Será que a SYM vai crescer no Brasil?

Será que tudo isso pode representar uma intenção maior da SYM Sanyang no mercado brasileiro? Algo como a ampliação da parceria com a Dafra para produção local e venda de mais modelos por aqui, e também expansão da rede de concessionários Dafra? Isso, por sinal, é necessário desde já, pois o número de lojas da Dafra ainda é discreto.
Como que respondendo a tudo isso, Angus Jeng, da Divisão de Negócios Internacionais da SYM, afirmou que "a empresa tem planos ambiciosos para o Brasil e o lançamento do SYM Joyride 300 é apenas uma das iniciativas para crescermos no importante mercado brasileiro".


Nunca é demais lembrar que a SYM Sanyang é uma empresa taiwanesa com 70 anos de história, konw-how aprimorado ao longo de anos de joint-ventures com fabricantes japonesas, fábricas em Taiwan, Vietnã e China, e vendas de seus modelos em mais de 90 países. A conferir.

Então está explicado. Agora, vamos ao scooter SYM Joyride 300!

Bem, a Dafra faz questão de lembrar que o Citycom 300 - que também tem origem SYM - foi o seu modelo mais importante no Brasil. Lançado em 2010, esse primeiro produto da parceria com a fabricante de Taiwan somou mais de 24 mil emplacamentos no Brasil.

Com a chegada do Joyride 300, o Citycom 300 sairá de linha. De fato já está muito defasado e não atenderia mais à legislação brasileira de emissões, algo que o Joyride 300 atende plenamente apesar de seu motor ser derivado do usado no Citycom 300 - porém bem atualizado.
O Joyride 300, aliás, é uma espécie de Citycom 300 aprimorado em tudo: motor, design, painel e tecnologias. O visual é bacana, moderno e levemente agressivo. O scooter tem iluminação full-LED, painel de LCD totalmente digital e colorido, chave presencial, carregador USB e para-brisa regulável. Sob o assento, o espaço é 20% maior que o do Citycom 300- supera os 40 litros.

O motor é monocilíndrico e refrigerado a água. Com 278,3 cm³, entrega 26 cv de potência a 8.000 rpm e 2,6 kgf.m de torque a 6.000 rpm. A transmissão é CVT, naturalmente. O modelo ainda tem freios com ABS nas duas rodas e controle de tração.
Outras especificações importantes são a suspensão dianteira com tubos convencionais e 11,5 cm de curso, a traseira bichoque com 10 cm de curso, as rodas de liga leve, os pneus 120/70 R15 na frente e 140/70 R14 atrás, o tanque para 11,5 litros e o peso de 171 quilos a seco. O Joyride ainda tem 1,21 m de comprimento, 1,49 m de entre-eixos, 1,14 m de altura máxima e 76,5 cm de largura. O banco está a 77 cm do solo e o vão livre é de 13 cm.

O Joyride 300 será vendido em três opções de cores: cinza epoxi, preto noturno fosco e azul índigo. Esta última costuma ser vista em carros esportivos e aparenta tonalidades diferentes de acordo com o ângulo de visão e a incidência de luz.
O modelo tem preço público sugerido de R$ 29.990 (mais frete e seguro), o que representa um aumento inferior a 10% em relação aos R$ 27.490 pedidos pelo Citycom 300. A garantia é de três anos.
Oferta Relacionada: Marca:DAFRA Modelo:CITYCOM-300I-CBS

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