Yamaha Factor 150 ficou em terceiro lugar
Na categoria que tem os modelos mais vendidos do país, o das city/street de baixa cilindrada, a surpresa foi a Yamaha Factor 150 aparecer em terceiro lugar no top 5 de vendas - algo que não acontecia há meses. o modelo ficou atrás apenas da onipresente Honda CG e do fenômeno Mottu Sport 110i: um resultado excelente!Já na categoria scooter/cub, que engloba scooters e motonetas, a surpresa foi o Yamaha NMax 160 ter ficado fora do top 5. Os três modelos mais vendidos - Honda Biz, Honda Pop 110i e Honda PCX 160 - nem surpreendem tanto, pois estão sempre lá. Mas o Shineray XY 150 assumiu a quarta posição e o Honda Elite veio logo atrás. Desta forma, o modelo da Yamaha, que inclusive foi bem atualizado recentemente, ficou de fora.
Honda XRE 190 ganhou embalo
Entre as trail/fun, por sua vez, a surpresa foi Honda XRE 190, que superou a irmã maior XRE 300 Sahara em vendas, em setembro. Algo pouco comum para a XRE 190, um modelo um tanto injustiçado pelo público, que vive dizendo que se trata apenas uma NXR 160 Bros "melhorada" - só que ela é muito melhor e mais completa que a Bros, e pouca coisa mais cara.A XRE 190 ficou em terceiro lugar, atrás apenas da própria Bros, que é mais barata e sempre teve vendas expressivas, e da Yamaha XTZ 250 Lander, cujos volumes costumam oscilar. Aliás, a Lander teve um bom resultado ao ficar em segundo lugar no top 5 de vendas das trail/fun em setembro.
Honda NX 500 começa a mostrar sua força
Falando em motos trail e/ou de uso misto, também houve surpresa no segmento das maxtrail. A Honda NX 500 mostrou que vai dar trabalho e, em seu primeiro mês completo de vendas, abiscoitou o segundo lugar no top 5 de vendas deste disputado segmento. Ficou atrás apenas da Royal Enfield Himalayan 450 - que tem sido líder praticamente desde quando foi lançada -, e por uma diferença pequena, de 44 unidades emplacadas.Mas outra Honda não teve a mesma sorte: a CB 500 - ex "F" e agora Hornet - não entrou no top 5 de vendas entre as naked/roadster. A líder absoluta tem sido a Bajaj Dominar 400, quase sempre seguida de perto pela Yamaha MT-03. Mas em terceiro apareceu a Shineray XY 250 e, na sequência, outras duas Bajaj - Dominar NS160 e Dominar NS200. Ou seja, a indiana está mandando no segmento.
Entre as custom/classic, só dá Royal Enfield
Por fim, entre os modelos custom/classic, a surpresa foi a Royal Enfield Hunter 350 perder sua tradicional liderança para a conterrânea Super Meteor 650 - um modelo maior, bem mais caro e que já não é exatamente uma novidade. Mas a Super Meteor 650 mostrou que ainda tem muito fôlego de mercado e, com isso, a Hunter 350 ficou em segundo lugar.A Royal Enfield, aliás, foi dona do segmento: as cinco motos mais vendidas foram da indiana, que desta vez não deu espaço para as Kawasaki Vulcan 650 e Eliminator 500, que vez por outra aparecem ali no top 5 de vendas da custom/classic.
Comentários