O aumento será feito em março e acontecerá basicamente por duas razões. Primeiro, necessidade natural - os preços de tabela da Super Meteor são os mesmos desde seu lançamento, no ano passado. De lá para cá o dólar subiu mais do que pipa na ventania e, com isso, os custos de produção e transporte naturalmente aumentaram.
O segundo motivo é "estratégico" - ou marqueteiro, como o caro leitor preferir. É que a Royal Enfield considera a Super Meteor 650 sua moto topo de linha, e por isso não pode ter o mesmo preço que outros modelos. Desta forma, o aumento servirá para distanciá-la justamente da Shotgun 650, cujos preços ficarão sempre um pouco abaixo dos cobrados pela custom.
Neste momento, os preços das duas motos são os seguintes:
- Shotgun 650 Sheet Metal Grey (cinza) - R$ 33.990
- Shotgun 650 Drill Green (verde) - R$ 34.490
- Shotgun 650 Plasma Blue (azul) - R$ 34.490
- Shotgun 650 Stencil White (preta e branca) - R$ 34.990
- Super Meteor 650 Astral Black (preta) - R$ 33.990
- Super Meteor 650 Astral Blue (azul) - R$ 33.990
- Super Meteor 650 Astral Green (verde) - R$ 33.990
- Super Meteor 650 Interstellar Green (verde e preta) - R$ 34.490
- Super Meteor 650 Interstellar Grey (cinza e preta) - R$ 34.490
- Super Meteor 650 Celestial Blue (azul e prata) - R$ 34.990
- Super Meteor 650 Celestial Red (vermelha e branca) - R$ 34.990
Particularmente, não vejo muito sentido nessa obrigatoriedade de diferenciação de preços. Até porque, no mundo real, as motos são bem semelhantes e variam mais na proposta do que em qualquer outra coisa.
Entendo a estratégia da marca, mas acho que seria até interessante o cliente entrar na concessionária e poder escolher entre a Shotgun 650 e a Super Meteor 650 de acordo com seu gosto e com o uso que dará à moto sem ter que se preocupar com preços muito diferentes. Mas, enfim, é assim que as coisas são.
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