É menos do que merece. O Yamaha XMax 300 Connected é uma evolução do já ótimo XMax 250 Connected, que foi lançado no Brasil em abril de 2020 - e como pegou o auge da pandemia de Covid-19, acabou sendo relançado alguns meses depois. E o que vimos foi um scooter de ótimo desempenho e conjunto eficiente.
O XMax 300 Connected, da mesma forma, tem um um excelente conjunto - e merece mais atenção do que teve até aqui. Vamos conhecê-lo em detalhes.
O motor do XMax cresceu
A principal diferença, claro, é o motor "maior". Monocilíndrico, injetado e refrigerado a água, o motor de 250 cm³ que entregava 22,8 cv de potência a 7.000 rpm e 2,5 kgfm de torque a 5.500 rpm passou a ter 300 cm³ e render 27,9 cv a 7.250 rpm com 2,9 kgfm a 5.750 rpm. Repare que os números de potência e torque aumentaram, mas as rotações máximas de entrega também.As outras especificações mais importantes do scooter continuaram iguais: suspensão dianteira com tubos convencionais e 11 cm de curso, traseira bichoque com 9,2 cm de curso, freios a disco com ABS, rodas de liga leve, pneus nas medidas 120/70 R15 na frente e 140/70 R14 atrás e transmissão continuamente variável (CVT).
O painel de instrumentos passou a ser duplo
Mas o XMax 300 Connected tem outra novidade importante e até impressionante em relação ao antecessor: o painel de instrumentos, que antes era uma telinha de LCD - até bonita, por sinal, - agora é composto por uma telinha de LCD e uma segunda tela, de TFT, ao lado.Essa segunda tela de TFT permite espelhar o GPS com visualização completa do mapa ou modo Turn by Turn, além de exibir chamadas recebidas, mensagens de texto e informações da música tocada no smartphone. Tudo isso por meio da conexão com o aplicativo Yamaha Motorcycle Connect, compatível com Android e iOS - a conectividade já existia em versão mais simples no XMax 250 Connected.
Importante destacar que o GPS tem tecnologia da renomada marca Garmin e que o painel de TFT tem compatibilidade com os principais aplicativos atuais como WhatsApp, Instagram e SMS, entre outros). E, claro, os painéis mostram as informações realmente necessárias, como nível e combustível, velocidade, conta-giros, consumos instantâneo e médio e até temperatura do líquido de arrefecimento.
Para brisa ganhou ajustes elétricos
Mas não para por aí. O XMax 300 Connected também para-brisa com ajuste elétrico, chave presencial, tomada USB-C, iluminação full-LED - farol e lanternas, quando acesos, formam a letra "X" - e controle de tração. Para completar, o tanque de combustível pega 13,2 litros e o scooter pesa 183 quilos em ordem de marcha.O preço desse belo conjunto não é baixo: o XMax 300 Connected chegará às concessionárias da Yamaha em agosto por R$ 37.990 - nas cores marrom fosca com rodas pretas, preta fosca com rodas azuis e cinza perolizado com rodas douradas.
Comentários