Mas o assunto aqui é carro e vou mostrar na lista abaixo cinco automóveis que completaram 20 anos de mercado brasileiro em 2025 e - provavelmente -, você nem percebeu. Ou já... Afinal, esses veículos estarão isentos do IPVA em São Paulo em 2026.
5 carros que já fizeram 20 anos e você nem notou
Fiat Idea
Nos tempos em que as minivans eram o objeto de desejo da classe média, a Fiat lançou no Brasil uma variação local da Idea, carro apresentado dois anos antes na Itália.Pouco maior que um hatch compacto da época, a minivan compartilhava a gama de motores e a plataforma com o Palio. Saiu de linha em 2016 e não teve sucessor. Afinal, o brasileiro já começava a pensar só em SUV.
Hyundai Tucson
O Hyundai Tucson de primeira geração chegou no Brasil um ano depois do lançamento global. E não demorou para que virasse uma febre por aqui, em um mercado ainda carente de SUVs relativamente acessíveis.Vendeu tão bem que o modelo foi nacionalizado a partir de 2010, com montagem na fábrica da Caoa em Anápolis (GO). Saiu de cena só em 2017. Bem depois do mercado internacional.
Peugeot 206 SW
A station wagon Peugeot 206 SW estreou no mercado brasileiro também em 2005. Com a mesma gama de motores 1.4 e 1.6 16V do hatch, ganhou no nosso mercado a inédita versão aventureira Escapade.Concorrendo diretamente com modelos como a Fiat Palio Weekend e a Volkswagen Parati, vendeu razoavelmente bem, embora nunca tenha chegado a superar os números das adversárias. Saiu de linha em 2008, com o lançamento da 207 SW.
Toyota Hilux (sétima geração)
Lançada no Brasil em 2005 como modelo 2006, a Toyota Hilux de sétima geração botou o produto vendido por aqui novamente em sintonia com o exterior, já que não tivemos a geração anterior do modelo. Foi substituída em 2015 pela caminhonete de oitava geração.Alias, essa Hilux ainda é um produto bem valorizado no mercado de usados. Aqui na Webmotors, o que não faltam são exemplares com preços acima da faixa dos R$ 100 mil.
Volkswagen CrossFox
O Volkswagen CrossFox foi lançado na época de ouro dos hatches aventureiros. Combinava o motor 1.6 8V flex de 103 cv potência do Fox "normal" com uma suspensão elevada e o característico estepe na tampa do porta-malas. Saiu de linha em 2017.Aliás, isso me lembra da canção-meme "Eu sou Stefhany", cuja letra cita justamente o CrossFox como objeto de desejo. Isso entrega a idade?
Veja também
- Yamaha oferece bônus de R$ 1.000 em seis modelos
- Zontes tem “Dia Z” neste sábado
- Veja 5 carros 1.0 até R$ 35 mil no Mega Feirão
Comentários