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Abeifa fecha 2024 com crescimento de 141,1%

Emplacamentos de veículos das associadas registraram aumento significativo na comparação com o fechamento de 2023

por André Deliberato

As dez marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) emplacaram 104.729 unidades em 2024, volume 141,1% superior ao de 2023, quando foram vendidos 43.431 automóveis.
Destaque especial para os dados de veículos eletrificados no ano passado: 94.930 unidades, o que representou 53,2% do mercado total desse segmento - que teve 178.430 unidades emplacadas.
As 104.729 unidades comercializadas em 2024 representaram market share de 4,2% do total de 2.484.721 unidades do mercado interno brasileiro de automóveis e comerciais leves.
"Em janeiro de 2024, os veículos elétricos passaram a absorver alíquota do imposto de importação de 10%, os plug-in de 12% e os híbridos, de 15%. Depois, em julho, essas alíquotas passaram a ser, respectivamente, de 18%, 20% e 25%. Por outro lado, na segunda quinzena de março, o dólar bateu acima dos R$ 5 e, no penúltimo dia de novembro, ultrapassou a barreira dos R$ 6... Ainda assim, as associadas à entidade conseguiram chegar às 103.091 unidades importadas vendidas, com desempenho positivo de seis das dez marcas filiadas”, analisa Marcelo Godoy, atual presidente da Abeifa.

Somadas as 1.638 unidades produzidas localmente, as associadas à Abeifa registraram no ano passado 104.729 unidades emplacadas, o que representou 4,2% de market share do mercado interno brasileiro.
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"Trata-se de um percentual salutar para os consumidores e para o setor automotivo brasileiro porque a presença de veículos importados, com suas tecnologias up-to-date, beneficiam os compradores e incentivam os fabricantes locais no processo de atualização de seus produtos”, argumenta Godoy. Para ele, o market share das associadas à Abeifa no segmento de eletrificados, de 53,2%, traduz a preferência dos consumidores por novas tecnologias.
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"Por conta desse cenário o futuro próximo do setor de importação veicular ainda está incerto. Mas arrisco dizer que podemos prever crescimento de 5% em 2025, alicerçado em bases factíveis como o aumento expressivo de novos produtos, recheados de novas tecnologias", prevê o executivo.
"De qualquer maneira, registro nosso desagravo em relação às medidas alfandegárias e suspensão de incentivos de impostos municipais de veículos importados eletrificados, já que estes são os primeiros a contribuir com o processo de descarbonização do setor automotivo brasileiro”, conclui o Godoy.

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