Confira as ofertas de carros da Hyundai na Webmotors!
A empresa surgiu em 1947 - como uma construtora - e se transformou em um gigante conglomerado industrial. Mas só foi abrir sua divisão automotiva em 1967. Só que, na época, a Coreia do Sul ainda era bem pobre e infinitamente menos desenvolvida do que hoje.
Sem uma base tecnológica de onde partir, a Hyundai teve que buscar no exterior o conhecimento para produzir automóveis. Por isso mesmo, o start da marca foi bem humilde: como montadora de carros da Ford.
A Hyundai iniciou a sua trajetória montando o três-volumes Cortina, em 1968. Um sedã médio produzido na Inglaterra e importado desmontado. De sul-coreano, aliás, o carro tinha praticamente só os operários que trabalhavam na linha de produção.
Ao mesmo tempo em que iniciava o projeto de automóveis próprios - como o compacto Pony, de 1975, que tinha projeto local e motor Mitsubishi - a Hyundai ainda prosseguiu montando carros da Ford até 1985, quando saiu da linha de montagem da fábrica de Ulsan o último exemplar do modelo Granada.
Anuncie já seu usado com 25% OFF!
E por falar na Mitsubishi, depois da parceria com a Ford, a Hyundai firmou um acordo tecnológico com os japoneses, que começaram fornecendo motores para os novos projetos próprios dos sul-coreanos.
No final das contas, além de contribuir com a sua gama de propulsores para a Hyundai, a Mitsubishi chegou a fornecer carros inteiros para os sul-coreanos, numa parceria que se estendeu até o início dos anos 2000.
O mais curioso é que alguns desses Mitsubishi da Hyundai chegaram inclusive a ser vendidos aqui no Brasil. É o caso da van h200 - um Mitsubishi Delica reestilizado - e também do SUV Galloper, um Pajero de primeira geração com retoques no visual.
E você? Consegue imaginar a Hyundai de hoje produzindo um carro da Ford ou da Mitsubishi?
Veja também
- SUVs eletrificados: dois novatos entram no top 10
- Novo Kicks tem bônus de até R$ 12 mil
- Novo Mitsubishi Outlander: híbrido de 7 lugares!
Comentários