A Audi anunciou nesta quarta-feira que abriu a pré-venda do novo RS 3 no Brasil. O superesportivo já pode ser encomendado nas concessionárias da marca e tem duas versões disponíveis: standard (R$ 659.990) e Track (R$ 714.990).
Com desempenho fora de série e dinâmica primorosa, o modelo bateu o recorde de volta mais rápida em sua categoria no lendário circuito de Nürburgring, na Alemanha. Pelas mãos do piloto alemão Frank Stippler, completou o trajeto em 7:33.123 minutos, superando em mais de 5 segundos a marca anterior.
O motor é um 2.5 litros TFSI turbinado de cinco cilindros em linha, que entrega nada menos que 400 cv de potência entre 5.600 rpm e 7.000 rpm, e torque máximo de 50 kgfm entre 2.250 rpm e 5.600 rpm. É capaz de fazer o carro acelerar de zero a 100 km/h em 3,8 segundos – 0,3 s mais rápido que a geração anterior. A velocidade máxima é de 250 km/h na versão RS 3 Sedan e de 280 km/h na RS 3 Sedan Track."A linha RS 3 nasceu com o objetivo de oferecer esportividade e dinâmica de condução incomparável em um modelo urbano de dimensões compactas. Estamos orgulhosos em trazer esse 'brinquedo', na versão Sedan", celebra Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.
Acompanhe as notícias do "WM1" em nosso canal do WhatsApp Deixe seu carro usado como 0 km: acesse a Webmotors Serviços Anuncie seu veículo na Webmotors com 20% de descontoComo é o novo Audi RS 3
O visual do carro é absolutamente bonito, arrojado e sedutor: linhas vincadas, frente imponente com aparência desafiadora e sinistra, perfil aerodinâmico e traseira impressionante. E ainda exibe a nova linguagem visual da Audi, com logotipos em 2D e nomenclatura sutilmente posicionada nas colunas "B".Na dianteira, destaque para a ampla grade frontal single-frame em acabamento preto e para as enormes entradas de ar. Na traseira, sobressaem os difusores de ar nos cantos do para-choque em formato vertical, que dialogam com as entradas de ar dianteiras, e as duas enormes ponteiras de escapamento em formato oval, pintadas na cor preta e divididas por um refletor vermelho central.
Faróis e lanternas também exibem novas disposições internas. Têm iluminação e piscas dinâmicos, incluindo setas que se iluminam sequencialmente de dentro para fora com as funções de "voltar para casa" e "sair de casa", incorporando o design progressivo do conjunto ótico traseiro.
A versão RS 3 Sedan tem acabamento em preto brilhante nas capas de retrovisores, nas molduras das portas, nas saias laterais, no aerofólio traseiro, na lâmina acima do difusor e nas entradas de ar dianteira.
Nas laterais, destaque para as rodas RS de liga leve e 19 polegadas, na cor prateada, com design de dez raios em formado de "Y", e pneus 265/30 R19 na frente e 245/35 R19 atrás, além de pinça de freio pintadas de vermelho.
Já a versão RS 3 Sedan Track tem acabamentos em fibra de carbono nas saias laterais, nas capas dos retrovisores, no aerofólio traseiro, na lâmina acima do difusor e nas entradas de ar dianteira - tudo para alívio de peso.
Nas laterais, as rodas RS têm o mesmo tamanho e desenho das rodas da versão standard - pneus idem -, mas são pintadas na cor preta e os freios são de cerâmica com pinças pintadas de azul.
Interior esportivo e sofisticado
A cabine é revestida com materiais nobres como a Microfibra Dinamica. Superfícies em preto brilhante revestem as portas, o painel de instrumentos e o console central. O volante multifuncional de três raios e base achatada tem botões sensíveis ao toque, logotipo bidimensional ao centro e uma excelente empunhadura, de modo a garantir o máximo de firmeza e segurança na pilotagem.A iluminação interna personalizada é outro destaque. Novidade nesta geração do modelo, tem uma fonte de luz no painel da porta que ilumina centenas de losangos de vários tamanhos gravados a laser, dinamicamente, ao trancar e destrancar as portas. Os tapetes em veludo preto também são adornados com a inscrição RS.
Já o painel Audi Virtual Cockpit plus de 12,3 polegadas oferece quatro opções de visualização, sendo os modos Runway e Conta-Giros exclusivos dos modelos RS. No modo RS Performance, as rotações são visualizadas na ordem inversa, com mais altas em primeiro plano e a marcha lenta em segundo plano. Além disso, no modo RS Individual o novo conta-giros apresenta com destaque as rotações por minuto no centro do painel de instrumentos, além das informações sobre potência, torque, forças G, aceleração e tempos de volta.
No modo de transmissão manual, o indicador de mudança intermitente específico do RS muda a exibição de rpm de verde para amarelo e para vermelho, no estilo do automobilismo, para indicar o momento ideal da troca de marcha.
Além disso, as faixas de temperatura do líquido de arrefecimento, diferencial esportivo, freios, motor e transmissão são mostradas em cores no display de 10,1 polegadas no painel de instrumentos.
Os bancos do Audi RS 3 são esportivos para proporcionar suporte ao corpo nas curvas. A versão standard tem bancos dianteiros super esportivos, ajustáveis eletricamente com função de memória para o motorista, e revestimento em microfibra e couro com padrão de losangos e logo RS (Audi Sport).
Já a versão RS 3 Sedan Track vem com bancos dianteiros RS em formato concha em fibra de carbono com ajustes manuais, e revestimento em microfibra e couro com padrão de colmeia e logotipo RS (Audi Sport).
Itens de série? A lista é enorme!
As duas versões têm de série teto solar panorâmico e faróis Matrix LED escurecidos, que oferecem sequenciamento de luz e pisca dinâmicos, além de quatro opções de luzes diurnas que podem ser selecionadas por meio do display MMI no painel central da cabine.A enorme lista de equipamentos ainda inclui airbags frontais para motorista e passageiro, airbags laterais dianteiros de cabeça e cortina, ajuste de cruzeiro com assistente de emergência, câmera traseira com visão surround, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), detector de atenção e sonolência do motorista, head-up display, e sistema de alerta de saída, tráfego traseiro e mudança de faixa.
Quer mais? Também estão a bordo som premium Sonos 3D de 680 Watts, aquecedor dos bancos dianteiros, ar-condicionado automático de três zonas, freio de estacionamento eletromecânico com Auto-Hold, chave presencial, pedaleiras em alumínio, porta-malas com abertura automática hands-free, sensores de luz e chuva, soleiras das portas com logo RS (Audi Sport), teto moldado em tecido preto e paddle shifts para trocas de marcha manuais.
"O RS 3 Sedan carrega todo o nosso legado das pistas de competição e ilustra a visão da marca sobre o que é diversão sobre rodas. Nesta terceira geração, oferece uma combinação inédita no segmento de desempenho, controle e tecnologia embarcada", define Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.
Transmissão e modos de pilotagem
Para gerenciar a usina de força sob o capô, o carro tem transmissão automatizada S tronic de sete marchas e dupla embreagem e a consagrada tração integral quattro.O motorista - ou seria piloto? - ainda pode escolher entre os modos de condução Audi Drive Select nas opções Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic, RS Individual, RS Performance e RS Torque Rear.
O RS 3 Sedan ainda tem conversor de torque com distribuição variável nas rodas traseiras, controle eletrônico de estabilidade, controle binário seletivo das rodas, amortecedores adaptativos da suspensão esportiva RS e ajuste fino na suspensão que inclui a vetorização do torque do freio.
Esses componentes são relevantes para a dinâmica lateral do veículo e estão conectados ao controle modular de dinâmica de condução, onde ocorre a sincronização de dados. Graças a um algoritmo mais desenvolvido, eles reagem de forma ainda mais precisa às diversas situações de condução, nas quais o condutor pode, por meio do Audi Drive Select, tornar a dirigibilidade mais arisca ou serena.
É possível ativar o modo RS Performance, especialmente desenvolvido para a pista, por meio de um botão vermelho decorado com o ícone de uma bandeira quadriculada, ao lado esquerdo do volante. Para acionar o modo RS Individual, basta pressionar o botão vermelho RS, à direita.
A experiência de condução esportiva é otimizada por um controle dos flap dos escapes, otimizado na faixa entre 2.200 rpm e 3.500 rpm. Assim, os cinco cilindros geram um som consistente e encorpado, de acordo com o modo de condução selecionado, promovendo uma sensação sensorial única.
Com 4,53 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,39 m de altura, 2,63 m de entre-eixos, porta-malas para 321 litros e tanque para 55 litros de gasolina, o Audi RS 3 pesa 1.565 quilos.
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