E analisando o futuro, este domínio não só será mantido como tem tudo para ser ampliado. Primeiro pelo fato de a concorrência direta do Dolphin Mini não ter bons números de venda. Usando 2024 como referência e os dados fornecidos pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o pequeno BYD acumulou nos 12 meses do ano passado 21.966 carros novos vendidos contra somente 1.199 unidades do JAC E-JS1, 1.051 do Renault Kwid E-Tech e 63 Caoa Chery iCar.
O segundo motivo é que a marca chinesa já confirmou que o Dolphin Mini será um dos modelos produzido na fábrica que está sendo construída em Camaçari, na Bahia. Além de existir uma possibilidade de o hatch subcompacto ficar mais barato - o que não acreditamos muito, é verdade -, a oferta de unidades disponíveis será maior que a atual, já que o Dolphin Mini é atualmente importado da China, assim como todos os demais modelos da BYD.
Um terceiro motivo que vale ser destacado e que nos faz acreditar na manutenção deste domínio e até mesmo na sua ampliação é não existir no radar nenhum lançamento para o mercado brasileiro que consiga encarar diretamente o "Dolpinho".
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BYD Dolphin Mini contra os carros a combustão
Sem rivais entre os elétricos, o Dolphin Mini pode pensar em arrumar briga com os carros a combustão. E mesmo neste universo, o BYD já vai melhor que muitos dos hatches subcompactos e compactos do mercado brasileiro.Voltando a utilizar o dados da Fenabrave como base, o representante chinês seria o 7º hatch mais vendido do Brasil em janeiro, ficando atrás somente de Chevrolet Onix, líder com 3.823 emplacamentos; Fiat Argo (3.773); Volkswagen Polo (3.738); Fiat Mobi (2.912); Hyundai HB20 (2.730) e Renault Kwid (1.406). O BYD ainda ficaria à frente de modelos como Citroën C3 (675) e Peugeot 208 (533).
Como é o BYD Dolphin Mini?
O Dolphin Mini é o modelo de entrada da BYD no mercado brasileiro. Desde o início de 2025, o modelo parte de R$ 118.800 para a opção para quatro pessoas, e de R$ 122.800 para a de cinco ocupantes.
O subcompacto tem apenas 3,78 metros de comprimento, 1,72 metro de largura, 1,58 metro de altura e interessantes 2,50 metros de distância entre os eixos. O porta-malas tem capacidade par 230 litros - não é muito, mas está em sintonia com os dos demais hatches.
O BYD Dolphin Mini é 100% elétrico. Nas duas configurações o conjunto motriz é o mesmo: motor dianteiro que gera 75 cv de potência e 13,8 kgf.m de torque. A bateria de 38 kWh proporciona uma autonomia de 280 quilômetros. A tração é dianteira.
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