E a mais recente novidade nesse último aspecto vem - claro - da China, onde a BYD apresentou o Seal 06 com uma grande evolução. O carro ganhou bateria menor e mais eficiente, motor elétrico também melhor e um alcance aprimorado.
A marca apresentou por lá o Seal 06 com uma nova bateria de 64,3 kWh. Ou seja, nem tão grande e nem tão forte. Mas, com ela, o modelo pode rodar até 630 quilômetros com uma única carga - no ciclo chinês CLTC de medição.
A estratégia foi bem clara: melhorar a autonomia pela eficiência, e não com o aumento da bateria. Desta forma, o motor elétrico também aprimorado, que entrega 326 cv de potência, usa 11,4 kWh para cada 100 km quilômetros. Isso na versão topo de linha, a mais potente.
Veja também
Versão intermediária é menos potente, mas também é eficiente
A versão intermediária, por sua vez, dispõe de 163 cv de potência e roda 530 quilômetros com uma carga, mas na prática usa 10,7 kWh para cada 100 quilômetros. A bateria é menos potente: 52,9 kWh.Importante lembrar que o Seal 06 é um sedã médio, pesa 1.795 quilos e sua bateria acrescenta mais 444 quilos na versão que roda 630 quilômetros. Já a versão que roda 530 quilômetros tem 1.670 quilos mais cerca de 400 quilos de bateria. Ou seja, a relação entre autonomia, peso e capacidade da bateria é determinante.
No final das contas, o que se vê é que a BYD está conseguindo torar mais eficiência de um powertrain menor e mais leve. Com isso, mudam custos, dirigibilidade e consumo real. O Seal 06 ganhou potência, ganhou 50 quilômetros de autonomia e o consumo de energia caiu
Veja também
- Volkswagen Taos 2026: confira as versões e preços
- Honda chega a 2,5 milhões de carros feitos no país
- WM1 Responde: 10 dúvidas sobre o Renault Kardian
Comentários