A Chevrolet está investindo no resgate de modelos clássicos da marca como parte das comemorações pelos 100 anos de atividades no Brasil. A montadora lançou um projeto chamado Vintage, voltado para a restauração e modernização de veículos icônicos produzidos entre as décadas de 1960 e 1990.
A iniciativa atende colecionadores e entusiastas que buscam projetos exclusivos, desenvolvidos e certificados pelo departamento de engenharia da GM América do Sul.
Chevrolet Opala e Chevette de volta à cena
A Chevrolet selecionou alguns dos carros mais marcantes da sua história no Brasil, priorizando modelos que ganharam relevância no mercado de clássicos. Entre os destaques estão o Opala e o Chevette, além de picapes emblemáticas, incluindo a 3100 Brasil, pioneira entre os utilitários projetados para o mercado nacional.
Além desses, a marca também citou outros modelos mais recentes, que ficaram populares na década de 90. É o caso do Kadett, doOmega e das primeiras gerações da S10. Estes também são modelos também podem passar pelo programa de restauração em algum momento, tendo em vista a recente valorização do mercado, muito guiada pela paixão pelo antigomobilismo, que vem ganhando cada vez mais adeptos.
Curte carros clássicos? Na Webmotors tem!
Restauração ou restomod: duas opções para os clássicos da Chevrolet
O Projeto Vintage é dividido em dois segmentos, conforme explica Emerson Fischler, diretor de engenharia da GM América do Sul:
- Restauração – Para quem deseja manter o veículo o mais original possível, incluindo peças e acabamentos fiéis à época de fabricação.
- Restomod – Um conceito que combina o design clássico com atualizações tecnológicas, como novos motores, melhorias em segurança e maior conforto para o uso diário.
Um dos projetos de restomod em andamento é uma Chevrolet C10 de 1976 equipada com um motor V8 de Camaro. A ideia é combinar o visual clássico da picape com um desempenho moderno.
Um Monza Classic EF 1990, por sua vez, está entre os projetos de restauração do Projeto Vintage. O modelo foi um marco na história da Chevrolet no Brasil por ser o primeiro modelo da marca com injeção eletrônica.
Comentários