Confira as 15 marcas que mais venderam carros híbridos no Brasil em 2025:
- 1. BYD - 54.577 unidades emplacadas
- 2. Fiat - 42.601 unidades emplacadas
- 3. GWM - 36.062 unidades emplacadas
- 4. Toyota - 24.210 unidades emplacadas
- 5. Mercedes-Benz - 8.705 unidades emplacadas
- 6. Omoda & Jaecoo - 6.479 unidades emplacadas
- 7. Caoa Chery - 6.199 unidades emplacadas
- 8. Volvo - 4.556 unidades emplacadas
- 9. BMW - 3.498 unidades emplacadas
- 10. Land Rover - 2.276 unidades emplacadas
- 11. GAC - 2.189 unidades emplacadas
- 12. Honda - 2.149 unidades emplacadas
- 13. Porsche - 2.114 unidades emplacadas
- 14. Peugeot - 1.866 unidades emplacadas
- 15. Lexus - 1.297 unidades emplacadas
10 perguntas sobre carros híbridos
Se você está pensando em entrar no mundo da eletrificação, mas ainda sente aquele frio na barriga só de pensar em de depender apenas de tomadas e carregadores, os carros híbridos são a sua porta de entrada ideal.Em 2026, com o mercado brasileiro repleto de boas opções - e incentivos fiscais -, as dúvidas mudaram. E a equipe do WM1 preparou este guia definitivo com as 10 perguntas mais buscadas para você acelerar sem medo de errar na escolha.
1. O que é, afinal, um carro híbrido?
Os carros híbridos combinam dois tipos de propulsão: um motor a combustão (que pode ser flex ou não) e um ou mais motores elétricos. Esses propulsores trabalham em conjunto para reduzir o consumo e as emissões, alternando entre as fontes de energia de forma inteligente.2. Quais são os tipos de híbridos disponíveis?
Nem todo híbrido é igual. No mercado atual, você encontrará três siglas principais:- Híbrido Leve (MHEV): o motor elétrico opera como um auxiliar, reduzindo a carga de trabalho do motor a combustão, mas sem mover o carro sozinho.
- Híbrido Pleno, convencional ou autocarregável (HEV): recarrega sozinho a bateria motriz usando o motor a combustão e a energia recuperada das frenagens. Consegue rodar curtas distâncias apenas no modo elétrico.
- Híbrido Plug-in (PHEV): tem bateria motriz maior, pode ser carregado na tomada e também tem autonomia elétrica real (geralmente entre 40 quilômetros e 100 quilômetros).
3. Preciso de tomada para carregar o carro híbrido?
Depende. Se o seu carro for um MHEV ou HEV, você nunca precisará de uma tomada. Se for um PHEV, a tomada é recomendada para extrair o máximo de economia. Mas, se a bateria acabar, o híbrido plug-in continua rodando normalmente.4. O carro híbrido para se a bateria ficar sem carga?
Não. Essa é a grande vantagem sobre os 100% elétricos. Se a bateria do sistema híbrido "acabar", o motor a combustão assume o controle total, garantindo que você chegue ao seu destino sem preocupações.5. Carros híbridos são mais econômicos na estrada ou na cidade?
Esses carros brilham na cidade. No trânsito "anda e para", o sistema regenerativo recupera energia nas frenagens e o motor elétrico atua na maior parte do tempo. Na estrada, em velocidade constante, o motor a combustão trabalha mais, mas ainda assim o consumo costuma ser melhor que o de um carro equivalente apenas a gasolina.Veja também:
Comentários