O canal de notícias da Webmotors

Cinco carros que tiveram uma segunda chance

Nem sempre as fabricantes acertam de primeira! Alguns modelos tiveram que mudar para ganhar o carinho do público

por Evandro Enoshita

Quem está ligado aqui no WM1 já ficou sabendo que a Fiat fez mudanças profundas na Titano 2026 com o objetivo de atender às ponderações do público e da crítica. Agora, a grande questão é se todo esse investimento fará a picape média ganhar o coração do público brasileiro.
E já que pensar positivo é um exercício que faz bem, vale conhecer ou relembrar o exemplo de outros carros vendidos por aqui e que tiveram uma - merecida? - segunda chance, já que fizeram sucesso só depois de mudanças profundas ou na troca de geração.

Cinco carros que tiveram uma segunda chance

1. Ford Ka

O Ford Ka foi lançado no Brasil em 1997. Na época, impressionava pelo seu design bem ousado. Mas o tamanho diminuto e a capacidade de levar somente quatro passageiros impediram o então subcompacto de cair nas graças do brasileiro.
O sucesso só chegou a partir da segunda geração, de 2008. Maior e mais espaçoso, embora ainda popular, o "segundo" Ka fechou o ano de lançamento no top 10 de emplacamentos do mercado brasileiro. E seguiu bom de loja até o fechamento das fábricas da Ford no Brasil, em 2021.

2. Jeep Compass

E muita gente nem sabia que o Jeep Compass já foi importado. Entre 2006 e 2016, o modelo era feito nos Estados Unidos e chegou a ser vendido por aqui. Mas ficava bem longe de ser um sucesso.
Porém, tudo mudou com o lançamento da segunda geração do modelo, em 2016. Feita aqui no Brasil, na fábrica de Goiana (PE), virou um dos SUVs queridinhos do mercado brasileiro e até hoje está bem no topo do ranking de emplacamentos.

3. Chevrolet Tracker

Outro exemplo de SUV que se deu bem quando virou nacional foi o Chevrolet Tracker. O SUV anterior, que era trazido do México, tinha várias qualidades e encerrou o seu ciclo com um potente motor 1.4 de 153 cv de potência. Mesmo assim, nunca foi exatamente um sucesso de mercado.
O jogo virou em 2020, com o lançamento da segunda geração. Maior e nacionalizado, o SUV da família Onix ganhou força e fechou o primeiro semestre de 2025 como o quarto SUV compacto mais vendido do Brasil. E o carro acaba de estrear um visual atualizado.

4. Caoa Chery Tiggo 7

E 2024 foi um ano decisivo para o Caoa Chery Tiggo 7. Até então, o modelo da marca sino-brasileira era só mais um SUV médio do mercado brasileiro. Mas tudo mudou com o lançamento da versão Sport.
Com porte avantajado e preço de utilitário esportivo compacto, o Tiggo 7 de entrada virou uma febre. Tanto que o modelo fechou o primeiro semestre de 2025 com mais de 14 mil emplacamentos e a quarta posição entre os SUVs médios mais vendidos.

5. Volkswagen Polo

A sexta geração do Volkswagen Polo estreou no Brasil em 2017. Apesar de ser um compacto de ponta e muito elogiado pela crítica, não era visto no topo do ranking de emplacamentos.
Mas uma reestilização, mudanças mecânicas e o fim do Gol, em dezembro de 2023, mudaram o destino do Polo por aqui. Reposicionado com versões mais baratas, o hatch é hoje o carro de passeio mais emplacado do Brasil. Foram mais de 57 mil emplacamentos apenas no primeiro semestre do ano.

Vídeo relacionado

Mega Feirão Webmotors

O Mega Feirão Webmotors conta com mais de 6 mil lojas participantes e 350 mil veículos novos e usados disponíveis até 31 de julho com condições especiais, como taxa de financiamento a partir de 1,35%, início do pagamento em até 120 dias, parcelamento em até 60x e promoções relâmpago com ofertas abaixo da tabela no aplicativo. Vai perder?

Veja também

Oferta Relacionada: Marca:FIAT Modelo:TITANO

Comentários

Carregar mais