O canal de notícias da Webmotors

Fábrica da Nissan: 700 mil carros produzidos

Unidade do novo Kicks marcou a produção na planta de Resende (RJ), que foi inaugurada há 11 anos e já fez March e Versa

por Roberto Dutra

Uma unidade do novo Nissan Kicks foi o carro número 700 mil a sair do Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro. A marca foi atingida cerca de 11 anos após a inauguração da fábrica brasileira.
O novo Kicks que marcou este acontecimento histórico foi da versão Sense, na cor Branco Diamond, que tem preço promocional de lançamento de R$ 159.990. É a versão de entrada da linha do SUV.
Para fabricar o SUV, a fábrica da Nissan em Resende passou recentemente por uma transformação após mais de dois anos de preparação. Essa evolução foi resultado de investimentos de R$ 2,8 bilhões que a Nissan está fazendo em novos projetos no Brasil.

Toda a fábrica recebeu novos equipamentos e robôs. Por exemplo, a área de plásticos, onde são injetadas e pintadas peças específicas, recebeu uma nova injetora e novos equipamentos, como corte a laser e soldagem plástica por ultrassom.
Já a logística interna foi reformulada com a readequação ou criação de novos espaços de armazenamento, para agilizar ainda mais a cadência de produção.
A fábrica de motores da Nissan ganhou novos robôs, equipamentos e postos de trabalho. Nela são montados os motores 1.6 usados no Nissan Kicks Play e o novo 1.0 turbo de três cilindros e 12 válvulas com injeção direta da nova geração do Kicks.

Acompanhando toda transformação realizada, a unidade industrial também teve sua equipe ampliada. No total, a Nissan contratou, nos últimos meses, 400 novos funcionários em diversas áreas. Era necessário para aumentar o volume de produção.

Números e curiosidades

Nestes 11 anos de produção em Resende, a Nissan já usou cerca de 63,7 mil carretas cheias para distribuir os automóveis pelo Brasil e também nos países vizinhos. Foram usadas mais de 1,33 bilhão de peças para fabricar tantos carros.
A empresa também já fez mais de 419 mil unidades da primeira geração do Kicks, agora chamada de Kicks Play, responsável por quase 60% de toda a produção da planta, e superou mais de 6 mil unidades do novo Kicks, lançado oficialmente no começo de julho. Além dos dois SUVs, a fábrica de Resende também, já produziu o hatch March e o sedã Versa.
A cor branca da unidade 700 mil do Kicks Sense não foi à toa. Ela é a mais utilizada em Resende. Foram mais de 219 mil veículos brancos produzidos, ou 31,3% de toda a produção na história da fábrica. As cores prata, cinza e preta vêm na sequência.

Complexo Industrial de Resende: 11 anos de atividades

Inaugurado em 15 de abril de 2014, o Complexo Industrial da Nissan é formado por uma fábrica de veículos e uma de motores e tem um ciclo completo de produção.
É uma das poucas unidades industriais inauguradas mais recentemente no Brasil que tem, em suas instalações, da área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.

Atualmente, a unidade tem cerca de 2.500 funcionários. Esse número, porém, ultrapassa 3.200 pessoas quando inclui funcionários de fornecedores que atendem à produção ou prestam serviços internos. Essa equipe garante que a manufatura atue, atualmente, em dois turnos.
Oferta Relacionada: Marca:NISSAN Modelo:KICKS

Aproveite também:

Mega Feirão Webmotors

O Mega Feirão Webmotors conta com mais de 6 mil lojas participantes e 350 mil veículos novos e usados disponíveis até 31 de julho com condições especiais, como taxa de financiamento a partir de 1,35%, início do pagamento em até 120 dias, parcelamento em até 60x e promoções relâmpago com ofertas abaixo da tabela no aplicativo. Vai perder?



Comentários

Carregar mais