O canal de notícias da Webmotors

Ferrari volta em dose dupla ao Museu CARDE

Modelos F40 e F50 retornam aos espaço nesta sexta-feira. Museu terá programação especial de Carnaval: confira!

por Roberto Dutra


Dois ícones da esportividade sobre quatro rodas vinham sendo esperados no Museu CARDE, que fica em Campos do Jordão, no interior de São Paulo. Pois a espera vai acabar: as Ferrari F40 e F50 voltarão ao local nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, na véspera do Carnaval.

As duas raridades serão expostas no grande salão do design, no primeiro andar do CARDE. A F40 foi o modelo de maior visibilidade no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado. Já a F50 saiu do CARDE em meados do ano passado para participar do "The Quail, a Motorsports Gathering", um evento na Califónia que é considerado uma das mostras mais relevantes dos Estados Unidos.
O "The Quail" reuniu 17 unidades do modelo de várias partes do mundo. O resultado? O exemplar em exposição no museu de Campos do Jordão (SP) foi coroado por sua exclusividade em nível mundial na celebração do 30° aniversário do icônico superesportivo, lançado em 1995.

Ferrari F40, um dos carros mais lendários já fabricados

A abertura das importações, na década de 1990, trouxe para o Brasil referências do que existia de mais moderno no mundo. E assim a Ferrari F40 foi exposta no Salão do Automóvel daquele ano. Lançada em 1987, a F40 foi criada para celebrar os 40 anos da marca e tornou-se um ícone absoluto entre os supercarros.
Derivada do projeto 288 GTO Evoluzione, foi o último modelo desenvolvido sob a supervisão direta de Enzo Ferrari. Equipada com um motor V8 biturbo de 2.9 litros capaz de gerar 478 cv de potência, atingia a velocidade máxima de 324 km/h. Entre 1987 e 1992, pouco mais de 1.300 unidades foram produzidas.

Ferrari F50: um Fórmula 1 para rodar nas ruas

"Cinquenta anos de corrida, cinquenta anos de vitórias, cinquenta anos de trabalho duro”. Assim Luca Di Montezemolo apresentou a Ferrari F50 em 6 de março de 1995, durante a 63ª edição do tradicional Salão de Genebra, na Suíça. Sucessora da F40, teve apenas 349 unidades produzidas - uma a menos do que o mercado demandaria, segundo a marca.
Quando pensou na F50, a Ferrari quis criar um "Fórmula 1 de rua". Por isso o modelo não tem recursos como direção hidráulica, freios ABS ou qualquer outro tipo de assistência. O chassi é todo em fibra de carbono, enquanto a caixa de câmbio manual de seis marchas é feita em liga de magnésio, mesmo material aplicado nas rodas. Até o tanque, emborrachado e com design aeronáutico, é sofisticado. O motor V12 de 4.7 litros de 520 cv de potência leva a F50 aos 325 km/h de velocidade máxima.

Programação especial no Carnaval

O CARDE preparou uma programação especial para as crianças no feriado do Carnaval. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, elas poderão participar do CARDE LAB, que terá com oficinas de máscaras e maquiagens de carnaval, customização de miniaturas de fuscas e oficina de batucada com materiais recicláveis.
Durante a visita ao museu, os foliões mirins também ainda poderão conferir o Bailinho de Carnaval, com oficina de circo e teatro com uma trilha sonora para lá de animada.
A atmosfera carnavalesca também terá o Corso de Carnaval, que proporcionará aos visitantes de todas as idades acompanhar o desfile do Bloco do CARDE, com carros antigos. A atração será aimadanimada pela banda dos alunos do Núcleo de Música da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que tocarão inclusive a marchinha “Lia Maria Folia”, composta pelos próprios alunos da fundação.

Serviço - Programação de Carnaval no CARDE

Serviço - CARDE

Veja também

Oferta Relacionada: Marca:FERRARI Modelo:PUROSANGUE

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas