A GAC, considerada a sexta maior fabricante de automóveis da China e com produção global superior a 2,5 milhões de unidades em 2023, oficializou sua chegada ao mercado brasileiro nesta sexta (23).
O plano da empresa inclui a comercialização inicial de modelos eletrificados (elétricos e híbridos) e ideia futura para produção local até de modelos tradicionais a combustão, além de mais produtos com pegada sustentável e tecnológica.
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Quais são os carrosa da GAC?
Feng Xingya, chairman do GAC, ressaltou a prioridade do mercado brasileiro para a companhia, visando fortalecer a indústria automotiva nacional. A intenção é alinhar a produção local com os princípios da mobilidade sustentável e eficiência energética, com tecnologias globais.
Os primeiros modelos da marca estarão disponíveis para venda a partir deste sábado (24). A oferta inicial compreende quatro veículos 100% elétricos e um híbrido:
- Aion ES (R$ 169.990): Sedã elétrico com 4,81 metros de comprimento e motor de 136 cv. Tem autonomia de 314 quilômetros (Inmetro).
- Aion Y (R$ 174.990): SUV elétrico de porte médio equipado com motor de 204 cv e bateria de 63,2 kWh. Tem autonomia de 318 quilômetros (Inmetro).
- GS4 (R$ 189.990): SUV médio híbrido (HEV), tem motor elétrico de 182 cv e a combustão (de ciclo Atkinson) de 140 cv, totalizando 235 cv. Promete fazer 14,1 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada (Inmetro).
- Aion V (R$ 214.990): SUV elétrico médio, tem motor de 204 cv e bateria de 75,3 kWh, com alcance de 389 quilômetros (Inmetro).
- Hyptec HT (R$ 299.990): SUV elétrico com portas traseiras estilo "asa-de-gaivota". Tem 245 cv e 31,5 kgfm de torque e autonomia de 362 quilômetros (Inmetro).
83 pontos de venda
A GAC inicia suas operações com uma rede comercial que abrange 83 pontos de venda - sendo 33 concessionárias tradicionais e 50 pontos em shoppings. Segundo a marca, esta estrutura é resultado de parcerias com 27 grandes grupos econômicos do setor. A meta é expandir a rede para 120 pontos até o final de 2025, buscando cobertura em todas as regiões do país.
Wei Haigang, presidente da GAC Internacional, destacou no evento o Brasil como ponto estratégico para a consolidação da marca na América Latina.
A GAC almeja ser a primeira fabricante chinesa a estabelecer uma linha de produção integral no país, contemplando veículos a combustão, híbridos e elétricos.
Paralelamente, há interesse em criar um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Em termos de vendas, a projeção é vender 8 mil veículos até dezembro e 29 mil unidades ao longo de 2026.
Colaboração com o Inmetro
Em um movimento de colaboração, a GAC assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Inmetro durante o evento de lançamento na noite desta sexta. A parceria visa o intercâmbio de conhecimento técnico e científico para o desenvolvimento de normas e regulamentos brasileiros específicos para instrumentos de medição de recarga de energia elétrica.
Márcio André Brito, presidente do Inmetro, salientou que essa iniciativa alinha-se aos princípios do programa Nova Indústria Brasil, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que incentiva a modernização, inovação e sustentabilidade industrial. A colaboração com a GAC, do ponto de vista governamental, é vista como promissora para o avanço do setor no país.
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