O canal de notícias da Webmotors

GAC GS3: o que esperar desse SUV compacto chinês

SUV compacto a combustão, o modelo GS3 tem visual e potência para brigar com tradicionais carros do segmento

por Evandro Enoshita

É como diz o ditado: não existe nada tão permanente que não possa ser mudado. Lá em 2024, o plano inicial da chinesa GAC era estrear no Brasil - no ano seguinte - com dois SUVs a combustão e nenhum eletrificado: os modelos GS3 e GS4 Max. Mas 2025 chegou e os asiáticos desembarcaram por aqui apenas com automóveis híbridos e elétricos. Vai entender...
Isso não quer dizer que o pessoal da GAC esqueceu completamente do GS3. E a prova disso é que o carro já até pintou em alguns eventos da marca por aqui e os nosso colegas do site Motor1.com Brasil flagraram um exemplar do SUV rodando em testes pelas ruas de São Paulo (SP). Com direito a placa verde e até mesmo uma leve camuflagem.
Ou seja: o modelo tem grandes chances de ser um dos próximos lançamentos da marca por aqui.

Mas qual é a desse GAC GS3?

O GAC GS3 - vendido na China como Trumpchi GS3 - foi lançado em 2023 em sua geração atual. Medindo 4,41 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,60 m de altura e com entre-eixos de 2,65 m, o modelo tem medidas avantajadas para um SUV compacto.
É maior, inclusive, que carros como o Honda HR-V 2026 (4,39 m), o novo Nissan Kicks (4,37 m) e até mesmo o Jeep Compass (4,40 m). Já na linha da GAC, é menor que o GS4 Hybrid que já é vendido por aqui. Esse sim, um SUV médio "de verdade".
Apesar disso, a capacidade do porta-malas não é surpreendente - leva 341 litros. Em outras palavras: considerando as medidas externas, a área disponível para os passageiros deve ser generosa.
Visualmente, o GS3 tem linhas externas bem vincadas e bastante agressivas. Já na cabine, o layout é tipicamente chinês. Telas grandes para o quadro de instrumentos e para a multimídia, e um console central bem elevado, que garante aquela sensação de cockpit para o condutor.

Motor 1.5 turbo

Na China, o GS3 é vendido com apenas uma opção de motorização: um propulsor 1.5 turbo a gasolina, com injeção direta de combustível, que rende 177 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque. Esse motor é casado com um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem banhada a óleo.
Estes números colocariam o GS3 nas posições mais altas do ranking dos SUVs compactos, junto de modelos como o próprio Honda HR-V turbo (177 cv), o Jeep Renegade (176 cv) e o Hyundai Creta (193 cv).

O GS3 é completão

Na configuração mais completa, o GS3 tem itens como bancos de couro com aquecimento e ajustes elétricos para o motorista, faróis de LED com acionamento automático, ar-condicionado com controle automático de temperatura, teto solar panorâmico, painel digital configurável com tela de sete polegadas e multimídia de 10,25 polegadas.
A relação de equipamentos inclui ainda itens raros nos SUVs compactos brasileiros, como a tampa do porta-malas com comando elétrico e acionamento por sensor, e ainda um pacote ADAS com sistema de direção semiautônomo de nível 2.

Quanto vai custar o GAC GS3?

Obviamente ainda é difícil fazer uma projeção desse tipo. Mas podemos fazer um exercício de lógica aqui.
No México, onde o GS4 Hybrid e o GS3 já são comercializados pela GAC, o SUV compacto a combustão custa 20,6% a menos que o utilitário esportivo eletrificado. Isso comparando as versões mais caras.
Se a mesma lógica de preços for aplicada aqui, podemos esperar que o GS3 mais caro seja vendido por um preço na casa dos R$ 160 mil.
Um valor bacana, considerando a configuração desse carro.

Mega Feirão Webmotors

O Mega Feirão Webmotors conta com mais de 6 mil lojas participantes e 350 mil veículos novos e usados disponíveis até 31 de julho com condições especiais, como taxa de financiamento a partir de 1,35%, início do pagamento em até 120 dias, parcelamento em até 60x e promoções relâmpago com ofertas abaixo da tabela no aplicativo. Vai perder?
Oferta Relacionada: Marca:GAC Modelo:GS4

Comentários

Carregar mais