A Hyundai foi direta ao abordar o futuro dos carros com câmbio manual e itens analógicos - que eram normalmente utilizados até poucos anos atrás.
Martin Zeilinger, diretor executivo do centro técnico da marca na Europa, disse à revista britânica Car que recursos como transmissão manual, freio de estacionamento tradicional por alavanca e painéis analógicos já não fazem mais sentido para a indústria - e, na visão da empresa, também não são mais desejados pelos consumidores.
Hyundai: "ninguém mais quer esses itens"
"Ninguém mais quer câmbio manual, freio de mão por alavanca ou instrumentos analógicos", afirmou o executivo à revista, exatamente com essas palavras.
Na prática, a fala de Zeilinger sinaliza que esses equipamentos estão sendo eliminados dos projetos atuais da Hyundai. Embora ainda existam modelos com essas características em mercados específicos, a tendência é de desaparecimento completo.
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O exemplo mais emblemático citado pelo executivo é o Elantra N, sedã esportivo ainda oferecido com câmbio manual nos Estados Unidos. Por lá, só 30% dos compradores optaram pela versão com três pedais em 2024. Segundo a marca, a baixa demanda já não justifica os custos de produção.
Outro item considerado em extinção pela fabricante sul-americana é o freio de estacionamento (ou freio de "mão") acionado por alavanca, que vem sendo substituído por versões eletrônicas.
O mesmo vale para os painéis de instrumentos analógicos, que deram lugar aos digitais, mesmo em carros de entrada. Essa padronização tecnológica, de acordo com Zeilinger, reduz custos, atende a regulamentações de segurança e facilita a integração de sistemas de assistência à condução.
Zeilinger: "elétricos superam os térmicos"
Ao falar sobre a experiência de dirigir, o executivo também revelou que modelos elétricos já superam os esportivos a combustão.
Ele citou o Ioniq 5 N como exemplo de carro capaz de oferecer tocada divertida e envolvente, mesmo sem motor a combustão, ronco esportivo ou trocas manuais de marcha.
Para ele, a sensação de performance pode ser recriada com sons sintéticos e simulação eletrônica de engrenagens, dispensando qualquer componente mecânico. "Se você quer ser rápido, nada supera um elétrico", finalizou.
E tem mais: para puristas e entusiastas que ainda preferem o controle do câmbio manual, a Hyundai disse que esse tipo de conceito tem se tornado cada vez mais nichado - e que, no futuro, quem quiser essa sensação terá que procurar um carro usado. É para isso que existe a Webmotors!
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