De acordo com dados preliminares da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o HB20 acumula em fevereiro apenas 1.632 unidades emplacadas, o que lhe garante, no mês, somente a modestíssima 13ª colocação na classificação geral - levando em consideração automóveis de passeio e veículos comerciais leves.
Entre os seus adversários diretos, o Volkswagen Polo, segundo carro mais vendido no ano passado atrás somente da Fiat Strada, já acumula em fevereiro 4.033 carros novos vendidos, o Chevrolet Onix tem até o momento 2.221 emplacamentos, e o Fiat Argo, 2.118.
No acumulado do ano, a situação do HB20 é exatamente a mesma. Com 5.310 unidades comercializadas em 2025, o Hyundai é só o 13º mais vendido do país, reforçamos, até o fim da primeira quinzena de fevereiro.
Quer desconto de 20% para anunciar seu carro usado na Webmotors?
Apenas como forma de comparação - e para entendermos que o começo de ano do HB20 realmente deixa a desejar -, nos dois primeiros meses de 2024 o hatch da Hyundai era o terceiro carro mais vendido do Brasil, imediatamente atrás de Strada e Polo - primeiro e segundo colocados, respectivamente.
Ainda restam muitos dias para acabar o mês e tudo pode mudar para o Hyundai. E por se tratar de início de ano, dezenas de unidades a mais ou a menos podem significar o ganho e perda de posições. É importante destacar ainda que o HB20 é muito forte em vendas diretas, o que permite ao modelo ter grandes volumes de emplacamentos da noite para o dia nos casos de, por exemplo, uma locadora realizar a compra de um grande lote do hatch.
Vamos continuar observando...
Hyundai de olho no Creta
Não podemos dizer que o HB20 está sendo ignorado pela Hyundai de forma alguma. É um carro muito importante para a marca no Brasil. No entanto, devemos admitir que o queridinho dos sul-coreanos por aqui é o Creta.SUV mais vendido do Brasil no varejo no ano passado, o modelo que foi completamente renovado no fim do ano passado continua com números excelentes. Nos primeiros 15 dias do segundo mês do ano, o Creta soma 2.261 emplacamentos, o que lhe assegura a segunda colocação entre os utilitários esportivos mais comercializados, ficando atrás somente do Volkswagen T-Cross, que acumula 3.355 unidades. Na classificação geral, o SUV da Hyundai também faz bonito. Com uma cumulado de 7.410 unidades comercializadas em 2025, o Creta é o quinto colocado, atrás da líder absoluta Strada (13.603), Polo (9.833), T-Cross (8.667) e Onix (7.797).
Comentários