O Fiat Fastback sempre foi uma das apostas mais ousadas da marca no Brasil, ao reunir o queridinho design de SUV-cupê do consumidor brasileiro e o bom espaço interno à proposta dinâmica de seus motores turbo.
Agora, na linha 2026, a versão Impetus T200 Hybrid - que aceleramos e que você pode conferir no vídeo abaixo - reforça esses atributos com atualizações visuais discretas, mais tecnologia e a mesma proposta de carro prático para o dia a dia. E com alguma dose de refinamento.
Acompanhe as notícias do "WM1" em nosso canal do WhatsApp Deixe seu carro usado como 0 km: acesse a Webmotors Serviços Anuncie seu veículo na Webmotors com 20% de desconto
Aceleramos o Fiat Fiat Fastback Impetus 2026
Ao volante, o Fastback Impetus agrada de cara pela posição de dirigir. Os bancos com apoio lateral correto, o volante bem posicionado e os ajustes fáceis transmitem boa sensação de controle.
A visibilidade é boa para um SUV com linha de teto mais baixa, e a cabine agrada pelo acabamento, que mistura couro e materiais de toque suave nas portas e no painel.
A versão Impetus é equipada com o conjunto T200 Hybrid, que combina o conhecido motor 1.0 turbo de até 130 cv com um sistema híbrido-leve de 48 Volts.
A atuação do sistema elétrico é discreta, mas ajuda a suavizar saídas e retomadas, além de contribuir para a eficiência energética do conjunto. No uso urbano, o modelo responde com agilidade e leveza, embora o isolamento acústico ainda deixe transparecer um pouco do esforço do motor em acelerações mais intensas.
Consumo coerente
O consumo é coerente com a proposta e fica dentro do esperado para um SUV com cerca de 1.300 quilos: o sistema híbrido não transforma o Fastback em campeão de economia, mas ajuda o SUV a manter médias razoáveis tanto na cidade quanto na estrada.
Segundo o Inmetro, o carro pode fazer:
- 8,1 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol
- 11,3 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina
Espaço generoso
Outro ponto de destaque é o porta-malas, com capacidade para 600 litros (ou 516 litros, segundo o método VDA). É um dos maiores do segmento - e o maior entre SUVs-cupês. Sua abertura é ampla e o assoalho, plano - o que facilita o uso no dia a dia e também nas viagens.
O pacote de equipamentos da versão Impetus também é bom. A lista inclui quadro de instrumentos digital de sete polegadas, central multimídia com tela de 10,1 polegadas com espelhamento de celular sem fio - Carplay e Android Auto -, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, partida remota, carregador por indução e alguns itens de assistência à condução.
Não, essa versão não tem controle automático de velocidade (ACC) como alguns carros da concorrência, e isso joga contra. Mas vem com alerta de colisão com frenagem autônoma e assistente de faixa. E agora também oferece teto panorâmico, ainda que como opcional.
No uso cotidiano, o Fastback Impetus cumpre bem seu papel de SUV urbano. É refinado e prático. O conjunto mecânico dá conta do recado, o espaço é bem aproveitado e o visual atualizado reforça o apelo do modelo.
Para quem busca um carro eficiente, espaçoso e bem equipado, o Fastback em suas configurações híbridas aparece como alternativa interessante - sem exageros ou surpresas negativas.
Comentários