Já o mercado de veículos zero quilômetro mostrou maior estabilidade, com desvalorização de apenas -0,150% em setembro, representando um pequeno aumento na depreciação em relação ao mês anterior, quando o índice foi de -0,117%. Esse comportamento indica uma pressão ligeiramente maior sobre os preços dos veículos novos, possivelmente relacionada às estratégias comerciais das montadoras para estimular vendas no final do terceiro trimestre.
"Os números de setembro revelam um mercado em transição, com comportamentos distintos entre os segmentos. Enquanto observamos uma pressão maior sobre os preços dos usados, o que pode representar oportunidades para compradores finais, os veículos elétricos usados mostram uma recuperação interessante, sinalizando uma possível estabilização desse mercado após meses de ajustes", analisa Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors. "Estamos atentos a esse movimento, especialmente no segmento de tecnologias alternativas, que continua em processo de amadurecimento no Brasil", completa.
No segmento de veículos com tecnologias alternativas, os carros elétricos zero quilômetro apresentaram queda de -0,492% em setembro, com aumento na depreciação comparado aos -0,388% registrados em agosto. Os elétricos usados mostraram desvalorização de -0,818% em setembro, contra -1,474% no mês anterior, representando uma redução de +0,656 ponto percentual na depreciação.
Os híbridos zero quilômetro registraram desvalorização de -0,149% em setembro, uma redução na depreciação em comparação aos -0,194% de agosto. Já os híbridos usados mantiveram-se praticamente estáveis, com desvalorização de -1,019% em setembro contra -1,006% no mês anterior, indicando uma consistência na percepção de valor desses veículos no mercado secundário.
Comentários