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Nivus GTS vs Pulse Abarth: qual SUV escolher?

SUVs com pegada esportiva disputam espaço no Brasil: veja o que muda entre Nivus GTS e Pulse Abarth

por Nicole Santana

Com a estreia do Volkswagen Nivus GTS 2026, a disputa entre SUVs compactos com proposta esportiva ganhou um novo capítulo. O modelo da VW chega com motor conhecido e visual exclusivo, encarando o já estabelecido Fiat Pulse Abarth, que aposta em performance pura como seu principal atrativo. Mas, afinal, qual entrega mais pelo que cobra?


Motorização e desempenho do Nivus GTS e do Pulse Abarth

O Nivus GTS estreia o consagrado motor 1.4 TSI (250 TSI), com 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Esse conjunto mecânico leva o Nivus GTS a acelerar de zero a 100 km/h em 8,4 segundos e à velocidade máxima de 206 km/h.

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Já o Pulse Abarth traz um conjunto mais agressivo: motor 1.3 turbo (T270) com 185 cv e 27,5 kgfm, também com câmbio automático - mas nesse caso é um CVT que simula seis marchas. O modelo acelera de zero a 100 km/h em 7,6 segundos e alcança 215 km/h de velocidade máxima, superando o rival da Volkswagen nos dois números.



Direção e acerto dinâmico

No Nivus GTS, a Volkswagen promoveu alterações específicas na calibração da suspensão, no sistema de estabilidade (ESC) e na direção elétrica, com foco em um comportamento mais esportivo. O carro também tem freios a disco nas quatro rodas, o que o diferencia do Pulse Abarth, que tem freios a tambor na traseira.

O Pulse Abarth, por outro lado, aposta em uma calibração de suspensão mais firme, escapamento com som esportivo, modo de condução exclusivo "Poison" voltado para entregar a performance máxima e direção bem progressiva.

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Visual e acabamento do Nivus GTS e do Pulse Abarth

O Nivus GTS tem acabamento exclusivo com detalhes em vermelho, rodas de 18 polegadas como opcional, bancos esportivos com logo GTS e painel com grafismos diferenciados. O SUV alemão também tem a central multimídia VW Play Connect (com internet embarcada e espelhamento sem fio), carregador por indução com refrigeração e painel digital de 10,25 polegadas com grafismo exclusivo.

A proposta é mais refinada, mantendo o DNA premium da versão Highline, mas com o toque esportivo de uma típica versão GTS.



O Pulse Abarth segue a linha visual agressiva da divisão esportiva da Fiat, com rodas de 17 polegadas, para-choques exclusivos, acabamentos escurecidos e bancos com costura vermelha e logotipos Abarth. O interior tem central multimídia de 10,1 polegadas e painel digital de sete polegadas, com grafismos personalizados.

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Equipamentos de série do Nivus GTS e do Pulse Abarth

Ambos são bem equipados, mas o Nivus GTS se destaca pelo pacote de assistências à condução (ADAS) mais completo: controle de velocidade automático (ACC), frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa e Travel Assist (que ajuda o condutor a manter o veículo dentro da faixa e a manter a distância do veículo à frente). Tem, ainda, seis airbags, carregador por indução com refrigeração e painel digital de 10,25 polegadas.

Já o Pulse Abarth é equipado quatro airbags, ACC, frenagem automática de emergência (AEB), leitor de faixas e placas, e modo de condução customizável. Mas perde em quantidade de recursos de assistência e conectividade em relação ao modelo da VW.


Quanto custa a esportividade do Nivus GTS e do Pulse Abarth?


Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:NIVUS

A diferença de R$ 22 mil posiciona o Nivus GTS como o mais caro entre os dois - inclusive custa R$ 10 mil a mais que a versão Highline. Em contrapartida, entrega mais tecnologia, acabamento superior e um pacote de segurança mais completo.


Para quem é cada modelo?

Ambos têm propostas esportivas, mas entregam experiências diferentes: o Pulse seduz pelo desempenho bruto, enquanto o Nivus convence pela sofisticação com pegada esportiva.

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