A Volkswagen confirmou a produção da nova Amarok na Argentina, com início previsto para 2027. O modelo será feito na planta de General Pacheco, na província de Buenos Aires, e a produção é parte de um investimento de 580 milhões de dólares entre 2025 e 2029.
O que foi revelado sobre a nova geração da Volkswagen Amarok
O anúncio chega em um momento estratégico para a marca, que celebra 45 anos no mercado argentino. De acordo com a montadora, o investimento busca impulsionar a indústria automotiva na região e reforçar o papel da VW Argentina como um importante centro de produção de picapes dentro do Grupo Volkswagen.A fábrica de Pacheco, que já produziu mais de 770 mil unidades da Amarok em 15 anos, receberá inovações para melhorar seus padrões produtivos e ambientais.
Desconto de 20%: anuncie hoje seu carro na Webmotors
O que o teaser revela sobre a Nova Amarok?
O teaser criado pelo Volkswagen Design South America antecipa um design mais robusto e futurista para a próxima geração da Amarok. A dianteira exibe faróis em LED conectados por uma faixa luminosa, que atravessa toda a grade frontal e confere uma identidade visual moderna e imponente.
O capô esculpido reforça a musculatura da picape, enquanto os para-lamas largos e as rodas sugerem um perfil aventureiro e preparado para o fora de estrada.
O visual agressivo da nova Amarok também remete às tendências mais recentes usadas pela montadora, com linhas mais retas e uma postura elevada. Com isso, tudo indica que a picape manterá um certo apelo off-road, mas com um toque de sofisticação e tecnologia.
Possível versão eletrificada
A Volkswagen tem reforçado tanto a questão da sustentabilidade quanto da tecnologia da nova Amarok. Isso pode indicar a possibilidade de uma versão eletrificada da picape.A empresa destaca que o projeto representa uma fusão entre a engenharia alemã e a tecnologia de próxima geração.
Segundo o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, o investimento demonstra o compromisso da marca com o futuro da mobilidade na região. Já Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen na América do Sul, disse que a nova picape "estabelecerá um novo marco no segmento, combinando desempenho, inovação e sustentabilidade".
Volkswagen Amarok V6 continuará em linha
Até a chegada da Nova Amarok, a recém-renovada Amarok V6 continuará sendo comercializada normalmente nos mercados da América Latina.Fiat acende sinal de alerta
Com essa nova Amarok, uma futura picape intermediária e a Saveiro, a Volkswagen finalmente terá um trio completo para desafiar a Fiat no segmento onde a marca italiana é referência: o das picapes.Vale lembrar que, em junho do ano passado, a Volkswagen anunciou R$ 3 bilhões de investimentos para a fábrica paranaense, sendo que parte desse valor será destinado à produção de uma picape inédita.
Trata-se da Tarok, que poderá ser lançada por aqui com outro nome. O modelo será a aposta da Volks para brigar com a Fiat Toro e até mesmo com a Chevrolet Montana. Ou seja, uma picape intermediária, posicionada entre a Saveiro, rival da Fiat Strada, e a Amarok, rival da Fiat Titano e outras concorrentes do mesmos segmento de picapes médias.
No cenário atual, e de acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2025, a Fiat detém a liderança de mercado entre os comerciais leves com uma participação de 40,73%. A Volks aparece logo em seguida, mas mesmo assim bem longe, com 12,81%.
Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços!
Hoje, a Fiat domina os comerciais leves com Strada e Toro, além da Titano, que busca seu lugar ao sol dentro do segmento das médias. Com a soma das três, a marca garante a posição de líder dentro do setor.
No entanto, com essa nova estratégia, a Volkswagen poderá ter as armas certas para virar o jogo e brigar pela liderança do mercado brasileiro entre 2026 e 2028.
Atualmente, a marca alemã já é líder entre os automóveis, graças ao bom desempenho de vendas do Polo e do T-Cross, com 15,94% de participação de mercado nos três primeiros meses do ano.
Dessa forma, se a montadora alemã conseguir manter a liderança entre os automóveis e, adiante, combater a Fiat no mercado de picapes, poderá se tornar a marca mais vendida do Brasil em ambos o segmentos.
Comentários