No entanto, apesar de ser um utilitário esportivo, o Spark EUV, com porte compacto e preço estimado na faixa dos R$ 150 mil a R$ 180 mil, deverá competir diretamente não só com modelos como o BYD Yuan Pro, mas principalmente com o BYD Dolphin, um hatch elétrico com dimensões e preço similares.
Novo carro elétrico da GM pode reduzir as vendas da BYD?
O Spark EUV é um SUV com um visual quadrado e linhas retas. Mede 4 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,73 m de altura, e tem uma distância entre-eixos de 2,57 m, o que lhe confere uma postura compacta.Em comparação, o BYD Dolphin é um pouco mais longo, com 4,12 m de comprimento, porém mais baixo e largo, com 1,57 m de altura e 1,77 m de largura. Além disso, tem um entre-eixos maior, de 2,70 m. Isso sugere que o Dolphin oferece um pouco mais de espaço interno e estabilidade.
O Dolphin, contudo, perde na capacidade volumétrica do porta-malas - 345 litros, contra 385 litros no Spark EUV.
Motorização, potência e desempenho bem semelhantes
O Chevrolet Spark EUV é equipado com um motor elétrico de 101 cv de potência e torque de 18,3 kgf.m. Esse motor é alimentado por uma bateria de 41,9 kWh, que proporciona uma autonomia de até 400 quilômetros no ciclo CLTP. No entanto, esse alcance deve cair para 280 quilômetros no ciclo PBEV (Inmetro).Já o motor do BYD Dolphin, por outro lado, entrega menos potência e mais torque - 95 cv e 18,3 kgf.m. Apesar da potência ligeiramente inferior, o torque mais alto e o tempo de aceleração de 10,9 segundos no zero a 100 km/h destacam o Dolphin como um modelo mais ágil.
O modelo da BYD também tem uma bateria maior, de 44,9 kWh, que em teoria proporciona uma autonomia de 291 quilômetros no padrão PBEV - uma leve vantagem sobre o Spark EUV.
Garanta seu novo carro elétrico na Webmotors!
Futuro lançamento da GM terá difícil missão pela frente
O Spark EUV pretende atrair consumidores que buscam um SUV elétrico acessível e eficiente para uso urbano. O Byd Dolphin se posicionará como seu maior oponente.Não será fácil desbancar o "Golfinho" chinês. De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o hatch da BYD foi o segundo carro elétrico mais vendido de 2024, atrás apenas de seu irmão menor, o Dolphin Mini. Em 2023, foi o mais emplacado da categoria.
Porém, por mais que também seja um carro chinês, pode ser que o público não torça o nariz para o novo SUV elétrico da Chevrolet, uma vez que levará o logo de uma das marcas mais consagradas do País.
Comentários