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Novo Porsche Panamera chega ao Brasil

Modelo será vendido em duas versões, ambas eletrificadas: a 4 E-Hybrid e a 4S E-Hybrid. Confira os detalhes e os preços

por Roberto Dutra


O novo Porsche Panamera já está entre nós. A terceira geração do modelo chegará às concessionárias da marca alemã nos próximos dias em duas versões - 4 E-Hybrid e 4S E-Hybrid - e tem uma série de novidades.
Visualmente o modelo mantém as linhas e proporções conhecidas. Tem longos 5,05 m de comprimento, 1,93 m de largura e 1,42 m de altura.
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Mas, na frente, ganhou uma entrada de ar adicional acima da placa para aumentar a captação de ar para os sistemas de propulsão. Na dianteira totalmente nova também sobressaem as novas entrada de ar central e laterais, que ficaram mais largas - estas, com luzes integradas.
Falando em luzes, o Panamera também recebeu faróis de LED Matrix - opcionalmente, pode ter iluminação HD Matrix LED de alta resolução, que tem mais de 32 mil pixels por farol. Lá atrás, as novas lanternas tridimensionais têm iluminação em dois níveis e novos recortes das extremidades laterais.

O carro também exibe linhas das janelas laterais redesenhadas e janela traseira com bordas externas niveladas com o contorno da carroceria e sem moldura.

Interior luxuoso e esportivo

Na cabine, permanece o conceito de cockpit Porsche Driver Experience. Com equilíbrio de controle digitais e analógicos, tem painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas e alavanca seletora de marchas logo à direita do volante.

Há três modos de condução - Normal, Sport e Sport Plus - e as alavancas de controle de assistência também estão diretamente acessíveis ao motorista. Assim, ele não precisa tirar os olhos da estrada para ajustar os programas de direção e os sistemas de assistência.
Opcionalmente o Panamera pode ter um display para o passageiro - que, assim, fica integrado à experiência de condução. A tela de 10,9 polegadas exibe dados de desempenho do veículo com direto a customização dos dados, e também permite a operação do sistema de infotainment.

Para evitar distrair quem está ao volante, o display do passageiro não pode ser visto do banco do motorista. Ainda na cabine, a multimídia permite conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e há um compartimento refrigerado para smartphone com função de carregamento por indução.

Desempenho forte nas duas versões

No Panamera 4 E-Hybrid, a Porsche combinou o conhecido motor a gasolina V6 biturbo de 2.9 litros, que entrega até 304 cv de potência, com um um novo sistema E-Hybrid que soma mais 190 cv. Juntos, produzem 470 cv de potência e também 65 kgf.m de torque.
Com isso, essa versão 4 E-Hybrid acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 280 km/h.

Já no Panamera 4S E-Hybrid o motor de seis cilindros biturbo de 2.9 litros rende 353 cv de potência. O motor elétrico é o mesmo da outra versão. Como resultado, a potência combinada chega a 544 cv e o torque, a 75 kgf,m.
Desta forma, o desempenho também é mais forte: Isso permite que o Panamera 4S E-Hybrid acelere de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e atinja uma velocidade máxima de 290 km/h.

Comparadas à geração anterior, as duas versões do novo Panamera E-Hybrid entregam maior autonomia elétrica, velocidade de carregamento mais rápida, melhor resposta ao acelerador e melhor desempenho.
Com 25,9 kWh (bruto), a nova bateria de alta voltagem fornece cerca de 45% de maior capacidade em um espaço físico semelhante. A autonomia no modo puramente elétrico subiu para 63 quilômetros nas duas versões, no ciclo PBEV do Inmetro.

As duas versões também têm novo carregador On-Board-AC de 11 kW, que reduz o tempo de carregamento para 2h39. E vale lembrar: a Porsche inclui não apenas o carregador na venda do Panamera, mas também os serviços de checagem prévia da residência do comprador e a própria instalação do carregador.

Suspensão de última geração

Por fim, as novas suspensões. O Panamera passa a ter - mas opcionalmente - o Porsche Active Ride. Este sistema tem amortecedores ativos com tecnologia de dois estágios, sendo que cada um deles é conectado a uma bomba hidráulica operada eletricamente.

Isso gera um fluxo de volume no amortecedor conforme a demanda e, portanto, equilibra as forças entre a carroceria e as rodas de maneira rápida, precisa e direcionada. Assim, contrariam e quase compensam completamente as forças resultantes dos impactos contra o piso. Um sistema de suspensão a ar, com uma única câmera para economia de peso, complementa essa tecnologia. É uma suspensão quase "à prova de buracos".
Também por causa dessa suspensão o chassi mantém a carroceria do Panamera plana o tempo todo, mesmo nos momentos de frenagem, direção e aceleração. E vale destacar que o conjunto trabalha de acordo com o modo de condução escolhido.

Dependendo do modo ativado, a suspensão compensa as tendências de rolagem e mergulho ou inclinar-se nas curvas quase como uma motocicleta. O sistema faz o carro abaixar a frente ao acelerar e a traseira ao frear, em lógica inversa ao que acontece normalmente. E, quando estacionado, o sistema de suspensão ativa Porsche levanta a carroceria para uma altura confortável de entrada ou saída.

Confira abaixo os preços do novo Porsche Panamera:

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