O novo Volkswagen Tera, SUV lançado esse ano, passou por um verdadeiro teste de fogo para comprovar o que já se esperava: o SUV desenvolvido no Brasil tem padrão global de segurança.
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Produzido em Taubaté (SP), o modelo conquistou nota máxima no Latin NCAP, com cinco estrelas para adultos e crianças - o que também pode justificar o bom período de vendas do veículo - e passa a integrar o time de SUVs da marca que também conquistaram o feito, como T-Cross, Nivus e Taos.
O que faz do Tera nota máxima em segurança?
1. Estrutura de última geração
O Tera é construído sobre a plataforma modular MQB, que combina elevada rigidez estrutural com absorção de impactos eficiente.
A carroceria utiliza aços de ultra-alta resistência em áreas estratégicas, garantindo proteção aprimorada aos ocupantes sem comprometer conforto ou desempenho.
2. Segurança de série em todas as versões
Todas as versões do SUV vêm equipadas com:
- Seis airbags (frontais, laterais e de cortina);
- Frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres;
- Controles de tração e estabilidade;
- Bloqueio eletrônico de diferencial (EDS);
- Sistema de detecção de fadiga e monitoramento de pressão dos pneus.
- Esses itens asseguram proteção em diferentes condições de rodagem.
3. Tecnologias inteligentes de assistência à condução
Nas versões Comfort e High, o Tera recebe controle de cruzeiro adaptativo (ACC). O Pacote ADAS, disponível para a versão High, complementa o conjunto com assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), detector de ponto cego com assistente de saída de vaga e câmera multifuncional.
4. Iluminação e visibilidade aprimoradas
O Tera também investe em segurança passiva com faróis e lanternas full LED, que proporcionam maior alcance e nitidez.
Além do visual marcante das lanternas traseiras com assinatura “click-clack”, a tecnologia melhora a percepção do veículo por outros motoristas e pedestres.
Só vitória: Tera já é o segundo Volkswagen mais exportado
O Tera não está só
Mais do que um bom resultado, o desempenho é fruto de décadas de pesquisa e engenharia local. A marca celebra em 2025 60 anos do seu centro de desenvolvimento de produto no Brasil, o primeiro criado por uma montadora no País.
Desde 1965, essa estrutura tem sido responsável por democratizar tecnologias e trazer inovações antes restritas a veículos de segmentos mais caros.
A Volkswagen do Brasil tem uma longa história ligada à segurança veicular. Nos anos 1970, a marca realizou os primeiros crash tests da América Latina, com os esportivos SP1 e SP2.
Em 1971, inaugurou o Laboratório de Segurança Veicular em São Bernardo do Campo (SP) — o primeiro do gênero no País e o mais moderno da América Latina até hoje.
Integrado à área de Pesquisa e Desenvolvimento do Produto, o centro é reconhecido como referência dentro do Grupo Volkswagen no mundo e tem papel direto no desenvolvimento e aprimoramento de modelos da marca.
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