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Quando o GR Yaris chega exatamente?
As entregas estão previstas para abril de 2026. Serão duas configurações, manual ou automática, ambas com um conjunto mecânico potente, visual agressivo e revisões estruturais pensadas para ampliar desempenho, durabilidade e dirigibilidade.A base de desenvolvimento segue a filosofia da Gazoo: criar um carro de rua capaz de refletir diretamente as soluções aplicadas no WRC (sigla de World Rally Championship), onde a marca acumula cinco títulos consecutivos.
A proposta começa pela linguagem aerodinâmica, que tem entradas de ar maiores na dianteira e nos para-lamas. Esses elementos ampliam o fluxo de ar para componentes críticos, como intercooler, radiador de óleo e freios.
Note que as caixas de rodas mais largas abrigam rodas forjadas, semelhantes às dos modelos de competição, que reduzem massa não suspensa e ajudam no comportamento dinâmico. Além disso, freios maiores e mais resistentes reforçam o pacote.
Na traseira, as saídas de ar inéditas diminuem a resistência e estabilizam o fluxo, reduzindo turbulências e colaborando para comportamentos mais previsíveis em altas velocidades.
Repare: o para-choque - que também foi redesenhado para chegar ao Brasil - elimina luzes de neblina e de ré para minimizar possíveis danos em contatos típicos das provas, enquanto o aerofólio perde a terceira luz de freio para facilitar modificações.
Plataforma une duas bases
Uma das evoluções mais significativas está na plataforma: o GR Yaris combina a parte frontal do Yaris europeu, construída sobre a base GA-B, com a traseira derivada da plataforma GA-C, usada em modelos maiores. Isso cria um conjunto pensado exclusivamente para o desempenho.A suspensão dianteira usa o formato McPherson com três pontos de fixação, enquanto a traseira adota o esquema independente de double wishbone. A Toyota também afirmou que a carroceria foi reforçada com 15% mais pontos de solda e 15% mais adesivos estruturais, que ampliam a rigidez e a precisão em mudanças de direção.
A direção elétrica recebeu ajustes finais do piloto Kazuya Oshima, para tornar a relação mais direta e previsível, reforçando a sensação de conexão "1:1" entre volante e rodas.
No conjunto mecânico, o motor 1.6 turbo de três cilindros passa a entregar 300 cv de potência e 40,2 kgfm de torque.
Para isso, os pistões foram reforçados e o sistema de injeção D-4ST com pressão de 260 bar ganhou um novo esquema de resfriamento - com intercooler auxiliado por pulverizador de água, o que aumenta a resistência para uso extremo.
Tração GR-Four é atração à parte
Já o sistema de tração GR-Four é o mesmo usado pelo GR Corolla e tem três diferenciais - sendo dois do tipo Torsen. A distribuição de torque varia entre Normal (60:40), Gravel (53:47) e Track, que permite ajustes entre 60:40 e 30:70, o que reforça o caráter de carro de competição homologado para as ruas.Uma das mudanças mais aguardadas está nas transmissões. Além do tradicional câmbio manual de seis marchas, o modelo estreia no país a caixa automática GR-DAT, de oito velocidades, criada para trocas extremamente rápidas.
As mudanças manuais seguem padrão de corrida: empurrando a alavanca para reduzir e puxando para subir marcha, solução aplicada nos carros da Gazoo no WRC.
A cabine segue o conceito driver-first, com foco absoluto no piloto. O painel, rebaixado em 5 cm, melhora a visão frontal e reduz distrações. O console é inclinado 15° em direção ao motorista, abrindo espaço para instrumentações adicionais inspiradas nas usadas pelos carros de rali.
Já o quadro de instrumentos é digital, de 12,3 polegadas, tem dois modos de exibição e prioriza as informações de desempenho no layout esportivo. Nas versões automáticas, indicadores extras exibem temperatura do óleo da transmissão e alertas de redução. A ergonomia também foi revista: os bancos dianteiros foram rebaixados em 2,5 cm, o volante foi reposicionado e o espelho interno foi ajustado para reforçar a postura de pilotagem.
A Toyota, importante dizer, ainda estende ao GR Yaris o programa Toyota 10, que permite ampliar a garantia total do carro para até 10 anos, desde que o proprietário faça as revisões na rede mesmo após o período inicial de cinco anos.
A cobertura contempla motor, transmissão, sistema de arrefecimento, eletrônica e freios, com limite de até 200 mil quilômetros para uso particular (ou 100 mil no uso comercial). Oferta rara no segmento de esportivos, que tradicionalmente tem coberturas mais curtas e restritivas.
Com isso, o GR Yaris chegará ao Brasil para atrair quem quer um carro compacto de alta performance, com tecnologia de competição e proposta mais purista que a da maioria dos modelos atuais. Porém, mantendo a essência de um modelo criado para pilotos, mas homologado para o dia a dia.
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