Quer um usado ou seminovo? Veja ofertas na Webmotors
Fabricado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o modelo é oferecido atualmente nas versões novo Nivus e Nivus GTS, ambas responsáveis por consolidar a liderança da marca no segmento de utilitários esportivos no país.
Aproveite também:
- Acompanhe as notícias do "WM1" em nosso canal do WhatsApp
- Deixe seu carro usado como 0 km: acesse a Webmotors Serviços
- Anuncie seu veículo na Webmotors com 20% de desconto
A breve história do VW Nivus
Lançado em 2020, o Nivus foi o primeiro veículo da Volkswagen desenvolvido integralmente na Região América do Sul. O modelo também é produzido na Europa, sob o nome Taigo.O Nivus estreou a tendência de SUVs com silhueta de cupê no Brasil no segmento de compactos e foi o pioneiro no uso de protótipos virtuais nas etapas iniciais de desenvolvimento. Isso acelerou o processo de engenharia e, segundo a marca, também reduziu custos.
Desde sua chegada, há pouco mais de cinco anos, o Nivus se tornou um dos principais produtos da empresa por aqui, com forte apelo entre consumidores mais jovens e urbanos.
"A produção de 300 mil unidades em tão pouco tempo demonstra a relevância do Nivus, que contribuiu com a liderança da Volkswagen no segmento de SUVs", diz Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
Nivus GTS chegou em 2025
A versão esportiva GTS, lançada este ano, substituiu o antigo Polo GTS. E, segundo a empresa, marcou o retorno da esportividade à linha da Volkswagen no Brasil.Com visual exclusivo, motor turbo e acabamento diferenciado, o modelo integra o trio "Legends" da marca, ao lado do Golf GTI e do novo Jetta GLI, que chegarão oficialmente nos próximos meses.
Vale lembrar, porém, que o visual do Nivus mudou no final do segundo semestre do ano passado e trouxe avanços em conectividade, com o sistema VW Play Connect de 10,1 polegadas e o aplicativo "Meu VW 2.0", que permite o controle remoto de funções do veículo e a integração com serviços digitais.
As duas versões fizeram parte da ofensiva de 21 lançamentos planejados pela Volks para a América do Sul até 2028, frutos de um investimento de R$ 20 bilhões. Desse total, R$ 16 bilhões são destinados ao Brasil, contemplando projetos de descarbonização, novos produtos e modernização das fábricas.
A unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), é responsável pela produção do Nivus e receberá mais dois veículos inéditos nos próximos anos.
Nivus dentro do line-up atual
O Nivus integra a chamada "família SUVW", que é composta por seis carros atualmente: Tera, T‑Cross, Taos, Tiguan e ID.4, além do próprio Nivus (e do Nivus GTS).Juntos, segundo dados da VW, esses SUVs somaram 133.576 emplacamentos entre janeiro e setembro de 2025.
Além dos 300 mil Nivus e da liderança entre os SUVs, a Volks também celebra 26 milhões de veículos produzidos no país (somando os dados até agosto), o que faz da alemã a maior fabricante de automóveis da história nacional - são 72 anos de atuação e 26% dos cerca de 100 milhões de carros feitos pela indústria automotiva brasileira.
A produção nacional da Volks, hoje, é distribuída entre quatro unidades: Anchieta (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP) - esta última dedicada à fabricação de motores.
A planta da Anchieta, inaugurada em 1959, já fez 14,9 milhões de veículos e é considerada um dos principais polos industriais da marca fora da Alemanha.
Entre os modelos mais fabricados nessa história estão o Gol (8,5 milhões de unidades), Fusca (3 milhões), Fox e CrossFox (2,1 milhões), Saveiro (1,7 milhão), Kombi (1,5 milhão), Voyage (1,5 milhão), Polo (1,11 milhão), Brasília (950 mil), Parati (912 mil), T‑Cross (564 mil), Golf (550 mil) e Nivus (300 mil).
Comentários