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Volkswagen chega a 8 milhões de carros em Taubaté

Unidade da Volks no interior paulista chega ao registro impulsionada por Tera e Polo, líderes de vendas e exportações

por André Deliberato

A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) alcançou recentemente um marco histórico ao superar a produção de 8 milhões de veículos desde sua inauguração, em 1976. O número consolida a unidade como uma das mais importantes da operação nacional, responsável por 30,5% das 26,2 milhões de unidades produzidas pela Volkswagen no país ao longo de 72 anos.


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Volkswagen faz Polo e Tera em Taubaté

Atualmente, a planta é responsável pela fabricação de dois modelos: Tera e Polo, ambos com ótimos números de vendas e destaques de exportações da marca.
O Tera, lançado em abril de 2025 e feito exclusivamente em Taubaté, já ultrapassou 70 mil unidades fabricadas na planta. Rapidamente virou fenômeno comercial e foi o SUV mais vendido do Brasil em setembro, outubro e novembro.
Segundo a marca, no dia de sua estreia, o Tera registrou mais de 12 mil pedidos em 50 minutos, no maior evento de lançamento já realizado pela Volkswagen do Brasil. Até ontem, 17 de dezembro, acumulava 43.897 unidades vendidas no mercado nacional.
Além do bom desempenho doméstico, o SUV também tem se destacado no exterior. É o segundo modelo mais exportado pela Volkswagen do Brasil no ano, com 25.722 unidades enviadas para 18 países da América Latina, incluindo Argentina, México, Chile, Colômbia e Uruguai.
Ainda de acordo com a Volks, seu índice de nacionalização de 80% e a farta rede de 241 fornecedores - sendo mais de 230 brasileiros - reforçam o impacto econômico do modelo na cadeia produtiva.

Já o Polo...

O Polo, que é feito em Taubaté e também na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), continua como carro de passeio mais vendido do Brasil no ano. Foram 118.845 unidades emplacadas entre janeiro e ontem, 17 de dezembro.
O hatch também lidera as exportações, com 32.553 unidades embarcadas para 11 mercados latino-americanos. Em 2025, ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades produzidas no país.
Para acomodar a produção do Tera, a Volks fez uma reorganização logística entre suas fábricas. Parte do volume do Polo Track foi transferida de Taubaté para a Anchieta, enquanto a produção do sedã Virtus migrou parcialmente para São José dos Pinhais (PR).
Vale destacar que a chegada do Tera também impulsionou novos investimentos em tecnologia e automação em todas as etapas produtivas da planta.
Na parte de estamparia, o número de ferramentas aumentou 80,6%, com 158 novos equipamentos; o setor de armação recebeu 347 novos robôs, 227 pistolas de solda e 120 pinças inéditas; a área de pintura foi adaptada para fazer acabamento em dois tons e integra o uso de biometano na matriz energética, que permite redução de até 99% nas emissões de CO₂; e na parte de montagem final, o setor recebeu sistemas ADAS e melhorias no processo doorless.

Economia em desenvolvimento

A produção do Tera gerou 260 novos empregos diretos - 40% deles ocupados por mulheres - e cerca de 2.600 vagas indiretas na cadeia de fornecedores. Em 2025, portanto, o Tera movimentou R$ 3,23 bilhões em compras de peças, o equivalente a 12% do total previsto pela Volkswagen no ano.
A Volkswagen, com suas três fábricas - Anchieta, Taubaté e São José dos Pinhais -, é responsável por parte significativa dos mais de 100 milhões de veículos já feitos pela indústria automotiva brasileira.
A empresa também lidera as exportações do setor, com mais de 4,4 milhões de unidades enviadas para 147 mercados - dados contabilizados desde 1970.
A marca continua em um ciclo de investimentos de R$ 20 bilhões na América do Sul até 2028, sendo R$ 16 bilhões destinados ao Brasil. O plano prevê 21 novos veículos para a região, incluindo a ofensiva de modelos híbridos e híbridos plug-in. A partir de 2026, todos os novos projetos desenvolvidos na América do Sul terão versões eletrificadas, o que reforça a nova estratégia de mobilidade sustentável da empresa.

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