A segunda geração do Volkswagen T-Roc acaba de ser revelada na Europa. O SUV compacto ganhou novo design, tecnologias de última geração e conjuntos mecânicos híbridos.
Embora o T-Roc não seja vendido no Brasil, o modelo servirá como referência para a futura geração do Nivus e poderá influenciar também o T-Cross. Assim, deverá reforçar a estratégia da marca de compartilhar plataformas e sistemas híbridos nos SUVs compactos nacionais.
Veja ofertas do Volkswagen T-Cross na Webmotors!
Como é o novo Volkswagen T-Roc
O novo T-Roc mantém a essência cupê, assim como o Nivus brasileiro. Mas cresce em proporções: tem 4,37 metros de comprimento e 2,63 metros de entre-eixos, contra 4,23 metros e 2,59 metros, respectivamente, do modelo anterior. A capacidade do porta-malas passou para 475 litros, proporcionando mais espaço para passageiros e bagagem.
Para comparação, o Nivus tem 4,27 metros de comprimento e 2,56 metros de entre-eixos. Ou seja, o T-Roc é 10 cm mais comprido tem 7 cm a mais de entre-eixos.
No design, faróis Matrix LED conectados por faixas de luz, lanternas traseiras interligadas e detalhes como filete de aço escovado conferem um visual moderno e marcante. O teto inclinado mantém a silhueta esportiva, enquanto o coeficiente aerodinâmico foi reduzido para 0,29, melhorando a eficiência e estabilidade em estrada.
Desconto de 20%: anuncie hoje seu carro usado na Webmotors
Interior tecnológico e acabamento refinado
A cabine do Volkswagen T-Roc tem painel digital de 10 polegadas, central multimídia flutuante de até 12,9 polegadas e volante multifuncional. A versão topo de linha inclui sistema de som Harman Kardon, bancos dianteiros com função de massagem e head-up display, que projeta informações como velocidade e navegação diretamente no para-brisa.
O SUV também incorporou novos sistemas de assistência ao condutor, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, alertas de frenagem e de mudanças de faixa e, ainda, assistente de estacionamento com memória - capaz de reproduzir manobras previamente feitas pelo motorista.
Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços!
Motorização híbrida e planos para o Brasil
Na Europa, o Volkswagen T-Roc estreia com motores 1.5 TSI Evo2 equipados com sistema híbrido leve de 48 Volts, com potências de 116 cv e 150 cv e torque de 25,5 kgfm. O câmbio é sempre o automatizado DSG de sete marchas.
Ou seja, é a mesma tecnologia eletrificada usada em alguns modelos da Stellantis como, por exemplo, os Fiat Fastback e Pulse, que também têm um sistema híbrido - mas que não são capazes de tracionar as rodas.
No entanto, para 2026, a Volkswagen prepara versões mais potentes, incluindo o motor 2.0 TSI de 190 cv com tração integral e configurações híbridas capazes de tracionar as rodas apenas com energia elétrica.
Parte desses sistemas híbridos do Volkswagen T-Roc também equipará os SUVs Nivus e T-Cross. A estratégia permite trazer tecnologias de eletrificação e eficiência dos modelos europeus para o mercado nacional, adaptadas à legislação e às necessidades locais.
Veja também: T-Cross x Creta x HR-V: qual SUV compacto comprar?
Volkswagen na liderança dos SUVs
De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Volkswagen T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil em 2025.
Entre janeiro e julho foram emplacadas 53.551 unidades, número que o também o torna o terceiro veículo mais vendido - atrás do Polo e do Fiat Argo, que ocupam a primeira e segunda posição, respectivamente.
O bom desempenho também o deixa com uma boa margem em relação aos rivais Hyundai Creta (39.032) e Toyota Corolla Cross (36.955), que ocupam o segundo e o terceiro lugar do ranking dos utilitários esportivos.
Comentários