O marco contempla veículos fabricados na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), desde 2018, e na planta de São José dos Pinhais (PR), onde o sedã também passou a ser produzido em abril deste ano.
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Virtus: o sedã compacto-médio
O Virtus se destaca por oferecer um dos maiores espaços internos da categoria e por ter conquistado nota máxima em segurança nos testes do Latin NCAP, que avaliam proteção a adultos, crianças e pedestres, além de sistemas de assistência ao condutor.Outro diferencial do modleo sempre foi sua variedade de opções de motorização: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI, exclusividade tanto na linha Volkswagen quanto no segmento de sedãs de entrada - hoje composto por Virtus, Chevrolet Onix Plus, Nissan Versa, Hyundai HB20S, Fiat Cronos e Honda City.
Segundo Leandro Oliveira, gerente da Planta Anchieta, o resultado reflete o trabalho coletivo das equipes da Volkswagen do Brasil.
"Celebrar 300 mil unidades do Virtus é um orgulho que compartilhamos com cada pessoa que fez parte dessa trajetória. Desde a estreia, nosso time tem sido protagonista na construção de um veículo que se tornou referência em segurança, conforto, tecnologia e sofisticação", afirma.
Virtus tem novo berço
A transferência parcial da produção para São José dos Pinhais (PR) foi estratégica para reorganizar o portfólio da marca. A mudança abriu espaço para o Polo Track na Anchieta e para o lançamento do Tera, em Taubaté (SP), que em menos de seis meses se tornou um dos carros de passeio mais vendidos do Brasil - ele ficou em primeiro em outubro de 2025.O Polo ainda mantém a liderança entre os hatches, com mais de 106 mil unidades emplacadas no acumulado do ano.
César Drazul, gerente da fábrica de São José dos Pinhais, destacou o papel da unidade no novo ciclo da Volkswagen.
"A chegada do Virtus consolida nossa fábrica como um centro estratégico para a Volkswagen do Brasil. É um orgulho contribuir com o marco de 300 mil unidades, resultado do trabalho conjunto das nossas equipes, com paixão e dedicação, para garantir veículos com padrão global."Vale lembrar que o Virtus passou por uma reformulação em 2023, quando recebeu design retocado, iluminação 100% em LED e melhorias em conforto e tecnologia.
Entre os itens de série estão a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, painel digital de 10,25 polegadas, ar-condicionado Climatronic Touch e carregador de celular por indução. O porta-malas de 521 litros também é o maior da categoria, relembra a Volkswagen.
Em segurança, o Virtus oferece pacote de itens de assistências ao motorista, incluindo Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), seis airbags, Detector de Fadiga e Sistema de Frenagem Pós-Colisão.
A versão Exclusive, lançada em 2023 - em substituição ao bacana Virtus GTS -, é considerada a mais sofisticada da história do Virtus. Inspirada no Santana EX de 1990, combina design exclusivo, motor 250 TSI e quatro modos de condução, oferecendo desempenho esportivo aliado ao conforto de um sedã premium.
Volks: a maior fabricante brasileira
O marco de 300 mil unidades do Virtus reforça a posição da Volkswagen como maior fabricante de automóveis do Brasil, com mais de 26 milhões de veículos produzidos em 72 anos de atuação.A empresa mantém três fábricas de automóveis no Brasil — Anchieta, Taubaté e São José dos Pinhais — além da unidade que faz motores em São Carlos (SP).
Vale lembrar que a empresa anunciou há algum tempo investimentos de R$ 20 bilhões na América do Sul até 2028, sendo R$ 16 bilhões destinados ao Brasil.
O plano prevê 21 lançamentos na região, dos quais 17 no mercado brasileiro. A partir de 2026, todos os novos modelos feitos na região terão versões eletrificadas, incluindo híbridos-leves, convencionais e plug-in.
Com o Virtus, portanto, a Volks reafirma sua tradição no segmento de sedãs, que já teve modelos históricos como Santana, Passat, Voyage e Jetta.
O marco de produção simboliza não só o sucesso comercial do modelo, mas também o compromisso da marca com inovação, segurança e mobilidade sustentável no Brasil.
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