O canal de notícias da Webmotors

Volkswagen celebra 300 mil Virtus no Brasil

Sedã alcança marco histórico de produção e reforça boa proposta em segurança, conforto e tecnologia

por André Deliberato

A Volkswagen do Brasil anunciou nesta sexta-feira (14) o fato de ter atingido a produção de 300 mil unidades do sedã Virtus no Brasil, o que consolida o modelo como um dos principais representantes da marca no segmento de três-volumes no país.
O marco contempla veículos fabricados na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), desde 2018, e na planta de São José dos Pinhais (PR), onde o sedã também passou a ser produzido em abril deste ano.

Confira ofertas do Volkswagen Virtus na Webmotors!
Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:VIRTUS

Virtus: o sedã compacto-médio

O Virtus se destaca por oferecer um dos maiores espaços internos da categoria e por ter conquistado nota máxima em segurança nos testes do Latin NCAP, que avaliam proteção a adultos, crianças e pedestres, além de sistemas de assistência ao condutor.
Outro diferencial do modleo sempre foi sua variedade de opções de motorização: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI, exclusividade tanto na linha Volkswagen quanto no segmento de sedãs de entrada - hoje composto por Virtus, Chevrolet Onix Plus, Nissan Versa, Hyundai HB20S, Fiat Cronos e Honda City.
Segundo Leandro Oliveira, gerente da Planta Anchieta, o resultado reflete o trabalho coletivo das equipes da Volkswagen do Brasil.
"Celebrar 300 mil unidades do Virtus é um orgulho que compartilhamos com cada pessoa que fez parte dessa trajetória. Desde a estreia, nosso time tem sido protagonista na construção de um veículo que se tornou referência em segurança, conforto, tecnologia e sofisticação", afirma.

Virtus tem novo berço

A transferência parcial da produção para São José dos Pinhais (PR) foi estratégica para reorganizar o portfólio da marca. A mudança abriu espaço para o Polo Track na Anchieta e para o lançamento do Tera, em Taubaté (SP), que em menos de seis meses se tornou um dos carros de passeio mais vendidos do Brasil - ele ficou em primeiro em outubro de 2025.
O Polo ainda mantém a liderança entre os hatches, com mais de 106 mil unidades emplacadas no acumulado do ano.
César Drazul, gerente da fábrica de São José dos Pinhais, destacou o papel da unidade no novo ciclo da Volkswagen.
"A chegada do Virtus consolida nossa fábrica como um centro estratégico para a Volkswagen do Brasil. É um orgulho contribuir com o marco de 300 mil unidades, resultado do trabalho conjunto das nossas equipes, com paixão e dedicação, para garantir veículos com padrão global."
Vale lembrar que o Virtus passou por uma reformulação em 2023, quando recebeu design retocado, iluminação 100% em LED e melhorias em conforto e tecnologia.
Entre os itens de série estão a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, painel digital de 10,25 polegadas, ar-condicionado Climatronic Touch e carregador de celular por indução. O porta-malas de 521 litros também é o maior da categoria, relembra a Volkswagen.

Em segurança, o Virtus oferece pacote de itens de assistências ao motorista, incluindo Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), seis airbags, Detector de Fadiga e Sistema de Frenagem Pós-Colisão.
A versão Exclusive, lançada em 2023 - em substituição ao bacana Virtus GTS -, é considerada a mais sofisticada da história do Virtus. Inspirada no Santana EX de 1990, combina design exclusivo, motor 250 TSI e quatro modos de condução, oferecendo desempenho esportivo aliado ao conforto de um sedã premium.

Volks: a maior fabricante brasileira

O marco de 300 mil unidades do Virtus reforça a posição da Volkswagen como maior fabricante de automóveis do Brasil, com mais de 26 milhões de veículos produzidos em 72 anos de atuação.
A empresa mantém três fábricas de automóveis no Brasil — Anchieta, Taubaté e São José dos Pinhais — além da unidade que faz motores em São Carlos (SP).
Vale lembrar que a empresa anunciou há algum tempo investimentos de R$ 20 bilhões na América do Sul até 2028, sendo R$ 16 bilhões destinados ao Brasil.
O plano prevê 21 lançamentos na região, dos quais 17 no mercado brasileiro. A partir de 2026, todos os novos modelos feitos na região terão versões eletrificadas, incluindo híbridos-leves, convencionais e plug-in.
Com o Virtus, portanto, a Volks reafirma sua tradição no segmento de sedãs, que já teve modelos históricos como Santana, Passat, Voyage e Jetta.
O marco de produção simboliza não só o sucesso comercial do modelo, mas também o compromisso da marca com inovação, segurança e mobilidade sustentável no Brasil.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas