O canal de notícias da Webmotors

WR-V é o maior acerto da Honda nos últimos tempos

O novo SUV da marca japonesa tem potencial para brigar pela liderança do segmento; entenda os motivos para isso

por Evandro Enoshita

Digo e repito: o Honda WR-V é o maior acerto da Honda nos últimos tempos. Fazia tempo que a marca japonesa não lançava no mercado brasileiro um modelo que preenchia tantos dos requisitos que fazem de um carro um potencial campeão de vendas.
Confira as ofertas da Honda na Webmotors!
Mas quais são os fatores que me fazem acreditar que o SUV da Honda tem toda essa força para se tornar um dos utilitários esportivos mais emplacados do mercado brasileiro? Confira a minha análise a seguir.

WR-V é o maior acerto da Honda nos últimos tempos

Apesar de você(s)

Antes de falar no WR-V, é fundamental para a história recuperar os últimos capítulos da trajetória da Honda no Brasil.
O período entre o fim de 2021 e o término de 2023 representou o último grande ponto de virada da filial brasileira da Honda. Foram nesses quase dois anos que a marca japonesa "matou" o Civic e o Fit nacionais, lançou uma nova geração do HR-V e o novo SUV médio ZR-V para brigar com o Toyota Corolla Cross, além de transformar o City em uma família de produtos.
E de lá para cá, o Civic - agora importado - ficou mais caro e se transformou em um carro de nicho. Já o renovado City até vende bem, mas o Hatchback nunca chegou a ganhar o coração de boa parte dos donos do finado Fit. Já o ZR-V. Quem é o ZR-V?

E mesmo com altos e baixos - e a concorrência reforçada pelas novas marcas que estrearam por aqui nos últimos tempos -, a Honda conseguiu se manter como a oitava força do mercado automotivo brasileiro: algo que só é possível quando o seu nome é lembrado pelo público.
É que o pessoal pode até não ter simpatizado tanto com a linha atual. Mas o legado da Honda está lá e isso fica evidente no mercado de usados, onde modelos como os Civic e Fit ainda são bastante desejados.
O público está lá. Só precisa ser agradado.

O HR-V

E de todos esses produtos da gama mais atual, o único que dá para chamar de sucesso de vendas é o HR-V.
Aliás, de longe, o HR-V é o produto mais bem resolvido da gama atual da marca japonesa no Brasil: é bonito, refinado, bem equipado e bom de guiar principalmente nas versões equipadas com o motor 1.5 turbo flex de 173 cv de potência.

Veja também



Por outro lado, não chega a ser exemplo de amplo espaço interno e os preços - embora não fujam tanto da média dos concorrentes - posicionam o modelo como uma das opções mais caras entre os SUVs compactos.
Mesmo assim, o HR-V conquistou o consumidor brasileiro e é um dos cinco SUVs mais emplacados do nosso mercado. No final das contas, acabou virando uma opção de compra mais aspiracional que racional.

Enfim, o WR-V

Faltava para a Honda um SUV compacto mais focado no custo-benefício. Feito para aquele público que até vê o HR-V como objeto de desejo. Mas não quer ou não pode ser dar ao luxo de fazer uma compra aspiracional.
Mesmo posicionado abaixo na gama, o WR-V tem tamanho semelhante, além da mesma plataforma e conjunto mecânico - motor 1.5 aspirado de 126 cv de potência e câmbio automático CVT - das versões mais acessíveis do HR-V.
Com um foco maior na usabilidade que o modelo mais caro, tem uma cabine mais espaçosa. O acabamento está um nível abaixo do HR-V. Mas não destoa de outros SUVs na mesma faixa de preço.

Preço e conteúdo

Mas um produto bom precisa ter bom conteúdo e, principalmente, preço. E, nesses pontos, a Honda parece ter feito a lição de casa.
O WR-V tem duas versões: EX e EXL. E desde a configuração de entrada o SUV já sai de fábrica com itens como seis airbags, ar-condicionado digital, multimídia com tela grande e o pacote ADAS Honda Sensing, com os mesmos assistentes de direção vistos no HR-V.
Apesar desse pacote bem completo de equipamentos, a Honda conseguiu posicionar bem o WR-V, que parte de R$ 144.900.
Valor menor que o de boa parte dos concorrentes de mesmo porte e que coloca o novo SUV na mesma faixa de preço das versões mais caras dos subcompactos Volkswagen Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse.
Em resumo: unindo boa parte das qualidades do mais caro HR-V, porém em um pacote mais racional e voltado para o custo-benefício, o Honda WR-V tem muito potencial para se tornar um dos SUVs mais vendidos do mercado brasileiro.
Será que o público da Honda também vê desta forma?

Veja também

Oferta Relacionada: Marca:HONDA Modelo:WR-V
Stellantis terá SUV elétrico com 900 km de alcance

Comentários

Carregar mais