O canal de notícias da Webmotors

BYD prepara ofensiva de picapes para o Brasil

Linha vai de rival para a Fiat Strada a até uma full-size para enfrentar Ram 1500, Ford F-150 e Chevrolet Silverado

por André Deliberato

Se a chegada da BYD ao Brasil chamou a atenção, agora a marca prepara uma verdadeira ofensiva em um dos segmentos que mais cresce no Brasil e no mundo: o de picapes. Uma nova linha completa - com todos os tamanhos, do compacto ao full-size - deverá ser lançada nos próximos cinco anos. Essa apuração foi feita pela equipe de reportagem da Webmotors nesta terça-feira (03/02), durante um bate-papo com Alexandre Baldy, vice-presidente e head comercial e de marketing da BYD, na sede da empresa em Camaçari (BA), onde a fábrica segue em obras - e a todo o vapor.

Veja também

Oferta Relacionada: Marca:BYD Modelo:SHARK

As picapes da BYD

Antes, vale dizer que a marca também pretende ter novos SUVs - ainda mais agressivos em proposta e tecnologia, com preços que também prometem ser competitivos. Mas isso é um outro assunto.
Falaremos aqui só de picapes. Para resolver essa questão, aliás, Alexandre Baldy chegou até a formar uma equipe exclusiva para os futuros modelos dessa categoria.
Essa investida começou a ficar mais clara a partir de agora, com o avanço da construção da fábrica. Descobrimos que o plano da BYD não é lançar um único modelo, mas sim construir um portfólio capaz de disputar espaço em cada nicho, do compacto ao full-size.

O que vem por aí

Uma das apostas será em uma picape compacta, destinada a enfrentar simplesmente a Fiat Strada, líder do segmento e também o automóvel mais emplacado do país - que em 2025 vendeu mais de 120 mil unidades.
Nesse segmento, a lógica é de preço acessível, robustez para trabalho urbano e rural e, claro, motores econômicos. A Fiat Strada domina com versões flex, motor turbo, oferta de câmbio automático e até cabine dupla, mas a BYD pode surpreender se vier com uma alternativa eletrificada - possivelmente híbrida, algo inédito nesse segmento... Por enquanto.

BYD Song P...icape?

Subindo um degrau, vêm as picapes intermediárias, categoria que explodiu com a Fiat Toro e que hoje também tem Chevrolet Montana, Ram Rampage, Renault Oroch e Ford Maverick.
Esse é o segmento de picapes que mistura conforto de SUV com a funcionalidade da caçamba, e que por isso deve ganhar novos e mais concorrentes em breve, como a Renault Niagara e a já anunciada Volkswagen Tukan.
Aqui, vale dizer, o consumidor busca design moderno, muita tecnologia embarcada e motores mais potentes, mas sem abrir mão de versatilidade. Líder, a Fiat Toro teve mais de 50 mil unidades vendidas em 2025, o que mostra a força dessa categoria.
Mas apostamos que a BYD, com sua expertise em eletrificação, pode colocar pressão na concorrente do Grupo Stellantis com versões híbridas plug-in ou até elétricas, algo que nenhuma rival tem.
https://youtu.be/uZCL5rnSGN4

Cuida-te, Hilux

Na sequência virá uma picape média, território dominado hoje por nomes tradicionais como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
É o segmento mais competitivo e de maior prestígio até aqui, onde a fidelidade do cliente é alta e a disputa se dá em torno de força, capacidade de carga e tecnologia de tração.
Vale lembrar que a BYD já tem a Shark, que se posiciona entre as médias e as grandes - e que deve mudar ligeiramente também para essa "nova fase".
Mas, aqui, é importante registrar que a BYD terá uma nova média clássica para bater de frente com Toyota Hilux e cia, que venderam quase 150 mil unidades em 2025 e seguem vistas como grandes players do segmento em termos de confiabilidade.
https://youtu.be/PnvXo_f6UCE

BYDona

Por fim, a cereja do bolo: a BYD também pensa em desenvolver uma picape full-size para enfrentar Ram 1500, 2500 e 3500, Ford F-150 e Chevrolet Silverado.
Esse nicho é pequeno em volume no Brasil, mas tem alto valor agregado. São picapes gigantes que ultrapassam 5,80 metros de comprimento, pesam mais de 2,5 toneladas e oferecem normalmente motores V8 ou bem potentes, com capacidade de reboque superior a 4 toneladas.
A BYD, ao entrar nesse segmento, não só pensa em desafiar as gigantes americanas, mas sinaliza que quer disputar também o consumidor premium, que vê picape como símbolo de status e tecnologia.
Saiba mais:
No total, portanto, serão quatro novos modelos de picapes da BYD nos próximos anos - a compacta, uma intermediária, uma média e uma full-size- além de uma nova Shark, a grande, que serviria como ponte entre categorias.
É uma ofensiva sem precedentes de uma marca que, sem demagogia, já transformou o mercado de SUVs eletrificados e agora mira no coração do consumidor brasileiro: as picapes. Ou seja, a BYD não quer mais só participar do jogo, ela pretende dominar o campo inteiro.


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas