O Volkswagen Tera chegou com uma missão ousada: tentar "popularizar" de vez os SUVs no Brasil. E ouso dizer que a marca apostou no "simples bem feito" — uma estratégia que, nesse caso, é muito mais inteligente do que tentar inovar demais. Até porque essa categoria pede isso: praticidade, espaço, eficiência e um visual que agrade logo de cara.
Posicionado entre o Polo e o T-Cross, o Tera é o SUV compacto de entrada da Volks e já entra no mercado mirando alto: a marca quer que o Tera seja o carro mais vendido do Brasil. Mas será que vai conseguir?
Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços!
Volkswagen Tera é inédito, mas o visual não
Apesar de ser um produto inédito, o Tera não causa estranheza visual. Ele segue a mesma linguagem de design que a Volkswagen já vem usando nos últimos lançamentos — como Polo, Nivus e T-Cross. Ou seja, já nasce familiar, o que facilita muito a aceitação do público, especialmente aquele que já está acostumado com a linha marca alemã.
Na dianteira, os faróis full-LED e a grade bem marcada transmitem robustez. A traseira segue o mesmo padrão, com lanternas de LED e assinatura luminosa que reforçam a identidade visual da marca. Com rodas de liga leve de 16 polegadas, o Tera tem uma presença equilibrada, com visual limpo e atual.
Dimensões e Porta-malas
Com 4,15 metros de comprimento e entre-eixos de 2,56 metros, o Tera se comporta bem como um SUV compacto de verdade. Nem grande demais, nem pequeno a ponto de perder versatilidade.
O porta-malas tem capacidade para 350 litros, o que é suficiente na maioria dos casos. Mas vale a ressalva: não é ideal para quem costuma andar com o carro cheio ou com itens volumosos.
Nos meus dias de teste, por exemplo, botei um carrinho de bebê no porta-malas e fui ao mercado. Resultado? Boa parte das compras foi parar no banco de trás. Se esse for seu perfil de uso, vale avaliar com calma esse ponto.
Interior e Itens de Série
Por dentro, o acabamento é simples, mas com boa montagem e soluções práticas. A versão Comfort tem painel digital de oito polegadas, multimídia de 10,1 polegadas com espelhamento sem fio, chave presencial com botão start, ar-condicionado digital e volante multifuncional com paddle shifts para uma condução mais precisa.
Entre os itens de série estão piloto automático adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, seis airbags, detector de fadiga, assistente de rampas, sensor de pressão dos pneus e muito mais. É um pacote bem completo para o que se propõe.
Porém, oor R$ 127 mil, o modelo poderia — e deveria — ter câmera de ré, item presente em vários rivais mais baratos e que faz falta no dia a dia. É um detalhe pequeno, mas que impacta diretamente na experiência de uso.
Como é dirigir o Volkswagen Tera?
Nesse aspecto, o Tera mostra o acerto da Volkswagen: o conjunto mecânico conversa perfeitamente com a proposta do carro.
O motor 1.0 TSI de 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de seis marchas e à leveza da carroceria, garante bom desempenho urbano.
A aceleração de zero a 100 km/h em 11,7 segundos é dentro do esperado. Porém, mais do que números, o que importa é o comportamento no dia a dia: ágil e eficiente.
A direção elétrica é leve e direta, e a suspensão trabalha bem para absorver as irregularidades do piso.
Na dirigibilidade, o Tera não tem ponto negativo evidente. É fácil de guiar, confortável e transmite segurança. Para quem usa o carro na cidade e faz algumas viagens no fim de semana, é o tipo de conjunto que entrega o que promete — e com eficiência.
Participe do canal de notícias do WM1 no WhatsApp!
Volkswagen Tera é nota máxima em segurança
Se há um ponto em que o Tera merece aplausos é a segurança. O SUV compacto recebeu nota máxima de cinco estrelas no Latin NCAP, pois tem uma lista completa de assistências:
-
Seis airbags
-
Controle de estabilidade e tração
-
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres
-
Sensor de fadiga
-
Piloto automático adaptativo (ACC)
-
Assistente de rampas
Preço, revisões e seguro
O Volkswagen Tera Comfort é o segundo mais completo da linha. Só perde para a versão High, que também pode ser complementada pelo pacote Outfit.
Já o plano de revisões da Volks soma R$ 4.622,51 nas cinco primeiras visitas, e o seguro gira em torno de R$ 4 mil por ano. São valores que precisam ser considerados, especialmente se o público-alvo for aquele que está saindo de um hatch compacto.
Veredicto: Volkswagen Terá será o carro mais vendido do Brasil?
Se é pra apostar em qual será o carro mais vendido do Brasil nos próximos meses, meu palpite vai no Tera. E não é só por ser um Volkswagen — embora isso pese bastante. É pela combinação de fatores certos:
-
O nome da marca, que traz confiança;
-
O acerto ao desenvolver um SUV compacto com tudo que o mercado brasileiro pede;
-
A categoria que mais cresce no país, com dois SUVs liderando o varejo hoje (Honda HR-V e Hyundai Creta);
-
O conjunto mecânico eficiente;
-
E um pacote de segurança e tecnologia competitivo.
O Tera não tenta reinventar a roda — e ainda bem. Entrega o necessário, com bom gosto, segurança e um projeto coerente com o que o público procura. É simples, bem projetadp e bem construído — e com cara de campeão de vendas.
Comentários